Procon de Jacareí fiscaliza atacadistas e supermercados

Escutar áudio do texto

O Procon de Jacareí aplicou sete notificações durante fiscalização nas redes atacadistas e de supermercados do município durante o mês de fevereiro. O balanço divulgado pelo órgão aponta que os principais motivos das notificações foram data de validade vencida, carimbo de validade borrado, produtos sem especificações de glúten e alérgicos, e produtos sem preço. O Procon tem equipe própria de fiscalização, contudo para ações em grandes redes conta com o apoio da Fundação Procon São Paulo, por meio da Regional de São José dos Campos.

A diretora do Procon, Aline Fabri, destaca a importância de o consumidor estar atento para não adquirir produtos com irregularidades. “É necessário que o consumidor esteja sempre atento à validade dos produtos adquiridos, bem como se o preço proposto nos encartes, prateleiras ou displays é o mesmo aplicado nos caixas. Caso sejam detectadas irregularidades, a primeira coisa a se fazer é chamar o gerente tentando uma solução amigável no exato momento”.

Nos casos de irregularidades não sanadas, o consumidor pode dirigir-se ao Procon para formalizar sua denúncia, para que a equipe de fiscalização possa fazer as devidas verificações.

Olho na Validade

A diretora lembra, ainda, que algumas das redes participam do programa de Olho na Validade, o que garante ao consumidor que encontrar produtos vencidos valer-se do benefício de levar produtos da mesma espécie e quantidade dentro da validade e de graça. “Basta juntar todos os produtos encontrados e se dirigir ao caixa informando o funcionário e solicitando o cumprimento”, destaca Aline.

Para saber se o estabelecimento faz parte do programa, o consumidor deve atentar para a placa informativa logo na entrada.

Serviço

O Procon funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, na Avenida Cap. Joaquim Pinheiro do Prado, 222 – Centro de Jacareí. Os consumidores que necessitarem de orientações e esclarecimentos de dúvidas, e agendamento prévio para abertura de reclamação, podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp 3955-9130 ou pelo e-mail: [email protected].