Procon de Jacareí: assuntos financeiros lideram ranking de reclamações no 1º semestre

Problemas com empréstimo consignado, cartão de crédito, seguros e consórcios em geral lideraram o ranking de reclamações no Procon de Jacareí, no 1º semestre de 2022. Do total de 3.275 reclamações, 1.740 foram relacionadas a assuntos financeiros, o que representa 53,13% do total de registros.

Em segundo lugar, vêm queixas referentes a produtos que vão desde carros, acessórios para aparelhos eletrônicos e automóveis, eletrodomésticos, móveis até bolsas, cintos e guarda-chuvas. Esses itens representaram 596 (18,20%) reclamações.

Serviços essenciais como água, energia, esgoto, transporte público, telefonia fixa e telefonia celular ocuparam o terceiro lugar do ranking com 496 (15,15%) reclamações no 1º semestre.

Levantamento do Procon no mesmo período revela que 57,69% das reclamações são de pessoas acima de 50 anos, sendo que 12,11% são de idosos com mais de 70 anos.

Nome Negativado

Além das conhecidas reclamações relacionadas a empréstimo consignado e cartão de crédito, que dominam o item ‘assuntos financeiros’, outra queixa do consumidor que tem aparecido com frequência é referente ao nome negativado de forma indevida. “Isso ocorre quando a pessoa vai fazer as compras e descobre que o nome consta na lista de inadimplentes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou Serasa, por exemplo, pelo motivo de informações equivocadas de alguma empresa. Isso é bastante constrangedor”, comenta Aline Fabri, diretora do Procon de Jacareí.

Taxas Abusivas

O Procon também faz um alerta ao consumidor na hora de assinar um contrato. “É preciso atenção à clausula que permite a cobrança de taxa em caso de rescisão”, destaca Aline. De acordo com a Lei da Usura, a multa nestes casos não pode ultrapassar 10% do valor do contrato. Qualquer taxa acima dessa porcentagem é considerada abusiva, ainda que o consumidor tenha assinado o contrato, sendo passível de revisão nos termos da Legislação vigente.