Pró-Lar entrega primeira reforma do ‘Bem Morar’

Welington, de 12 anos, não compareceu à escola na manhã de segunda-feira (20). “Mas foi por um motivo importante”, justifica com um sorriso. O garoto levantou cedo, vestiu a melhor roupa e foi com o pai, Luiz Fernando dos Santos Barbosa, e os dois irmãos conferir a reforma da casa onde residem, no Jardim do Vale, que acaba de ser concluída pelo programa Bem Morar, da Fundação Pró-Lar.

Por dois meses a família ficou alojada na casa de um parente, enquanto a moradia passava pela reforma. Ao percorrer a casa, Welington diz: “Gostei muito do banheiro. Ficou todo arrumado”. A mãe, Eleticia, não pôde acompanhar a família porque está no trabalho. “Mas ela veio antes aqui e ficou muito feliz com o resultado. Até chorou de emoção”, revela o pai. “Estamos contentes. A gente não tinha recursos de melhorar nossa casa desse jeito”, completa Barbosa, que está desempregado.

O novo banheiro, que tanto chamou a atenção de Welington, passou por uma grande transformação e em nada lembra o antigo cômodo no puro concreto, sem iluminação, cheio de infiltrações e vazamentos de água por todos os cantos. O chão recebeu pisos e as paredes foram revestidas, com detalhes em pastilhas. “Muito bonito mesmo!”, aprova o garoto. Outros dois cômodos, a cozinha e o quarto, também receberam pisos novos e pintura, além de substituição da rede elétrica e hidráulica.

A entrega da primeira casa reformada pelo programa Bem Morar foi realizada pelo prefeito Izaias Santana, a presidente da Pró-Lar Rosa de Fátima Rangel França e a secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, além de funcionários da fundação e vereadores.

“Essa experiência nos ensinou a trabalhar de forma responsável com o dinheiro público. Esta é a primeira casa de uma série que pretendemos reformar. Estamos satisfeitos com o resultado, pois alcançamos o objetivo do programa Bem Morar, que é realizar a obra de acordo com o gosto do morador e o uso correto dos recursos destinados à Pró-Lar”, destacou Fátima Rangel.

O prefeito Izaias reforçou a importância das parcerias com o comércio e voluntários para baratear o custo de cada reforma e atender o maior número de famílias. “Essa reforma foi possível graças à colaboração de comerciantes que deram descontos e o envolvimento dos servidores da Pró-Lar. Vamos intensificar os trabalhos de recrutamento de voluntários para que o programa avance”, comentou.

Iniciativa – O programa Bem Morar foi lançado em maio pela Prefeitura de Jacareí com o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade.

As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família. “O projeto de reforma é feito a partir da nossa avaliação, mas tem o olhar do morador. Ele precisa gostar”, comenta o engenheiro Wellington Garcia.

Parceiros – Para a execução de obras do programa Bem Morar, a Fundação Pró-Lar firmou, em agosto, parceria com a ETEC INESP (Escola Técnica do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa). O acordo prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de projeto e execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários.

Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)