Primeiras mudas produzidas no próprio Viveiro já estão sendo doadas

As primeiras mudas produzidas no próprio Viveiro Municipal “Seu Moura” (Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, no Campo Grande, tel. 3953-3917), já começaram a ser doadas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, depois de anos com este tipo de trabalho paralisado.

Desta vez estão sendo distribuídas amoreiras, mas quem tiver espaço em casa ou interesse em plantar tanto frutíferas como ornamentais, pode procurar o local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, que toda semana o Viveiro estará disponibilizando gratuitamente uma espécie diferente. “As árvores frutíferas têm como objetivo principal atrair pássaros. Já as ornamentais deixam o ambiente mais bonito e agradável. As amoras que estão sendo doadas neste momento são frutos da retomada em agosto deste ano da produção de mudas, após a revitalização do Viveiro, feita nos primeiros seis meses de 2017”, destaca o gerente do Viveiro e Arborização Marcos Avlis.

Com relação as amoras, o gerente informa ainda que cerca de 100 mudas já foram distribuídas. “A amoreira, depois de grande, atinge de 7m a 12m de altura, mas promovendo a poda adequada dá para ser cultivada até em um vaso. Elas começam a dar os primeiros frutos a partir de 1 ano e 6 meses, mas como as que estamos doando foram feitas de uma árvore adulta, esse tempo será menor. A época de frutificação é entre setembro e novembro”, acrescenta Avlis.

A distribuição de até três mudas, de qualquer espécie, pode ser diretamente no Viveiro, apenas apresentando RG ou CPF.

(Marta Fernandes/PMJ – fotos Alex Brito/PMJ)