Primeira reforma do Bem Morar entra na reta final

A casa da primeira família beneficiada pelo projeto Bem Morar entra na fase de acabamento. A reforma iniciada no mês passado já confere um novo visual à residência.

O banheiro sem piso e revestimento e com infiltrações e vazamentos de água por todos os cantos, além da falta de iluminação, já é coisa do passado. Outros dois cômodos, a cozinha e o quarto, também estão recebendo pisos novos, além de substituição da rede elétrica.

A reforma é um sonho que está “sendo realizado” para o morador Luiz Fernando dos Santos Barbosa, 27 anos. “Se fosse depender de mim, ia demorar muito”, diz Barbosa, que está desempregado.

Lançado em maio pelo prefeito Izaias Santana, o projeto tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade.

Para solucionar os problemas das casas beneficiadas pelo Programa Bem Morar, a equipe técnica da Fundação Pró-Lar, depois de visitar a moradia, elabora um projeto de reforma que passa pela aprovação de cada família. “O projeto é feito a partir da nossa avaliação, mas tem o olhar do morador”, comenta o engenheiro Wellington Garcia.

Parceiros – Para a execução de obras do programa Bem Morar, a Fundação Pró-Lar firmou parceria com a ETEC INESP (Escola Técnica do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa). O acordo de cooperação assinado pela presidente da Fundação, Rosa de Fátima Rangel França, e o representante da ETEC INESP, Álvaro Lisboa Ferreira Júnior, em 3 de agosto, prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de programa, execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários.

Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba de R$1 milhão, disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas. Os materiais são custeados com verba da Pró-Lar.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)