Previsão de chuvas no fim de semana! Defesa Civil, em conjunto com secretarias municipais, realiza ação preventiva em Jacareí

Devido à previsão de chuvas intensas a partir desta quinta-feira (25), que podem prosseguir durante o fim de semana, e visando fortalecer as ações de prevenção em áreas de risco, a Defesa Civil de Jacareí, em parceria com outras secretarias do município, preparou uma ação preventiva nestes dias.

Como parte da ação, foi realizada nesta quinta-feira (25) uma operação com duas frentes de trabalho em 14 bairros que possuem pontos propensos a deslizamento e alagamentos. As áreas foram todas mapeadas pelo órgão e constam no Plano de Prevenção de Chuvas de Verão da Prefeitura de Jacareí.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, responsável pela Defesa Civil da cidade, Rafael Júlio, a medida foi tomada após uma reunião, realizada ontem (24), com as unidades da Defesa Civil da região do Estado de São Paulo sobre a possibilidade de precipitações com uma média de 80 milímetros de água.

“Por conta dessa alta probabilidade de chuva, iremos colocar em prática o Plano de Prevenção para realizarmos uma operação com foco em todo o município, sobretudo nas áreas mais propensas a risco para mitigarmos eventuais transtornos”, explica o secretário.

Para a operação, a Defesa Civil conta com o apoio das equipes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Fundação Pró-Lar e Assistência Social, além de todas as outras que atuam na retaguarda. “É um trabalho multidisciplinar, que conta com o apoio de diversas áreas para que possamos dar conta de todos os problemas que as chuvas podem provocar”, prossegue Rafael Júlio.

Ainda segundo Rafael Júlio, “fizemos um trabalho preventivo junto aos moradores com orientações e a distribuição de panfletos com o objetivo de alertar sobre os riscos dessas áreas e também de como agir numa situação de emergência”.

“Vale reforçar que a Defesa Civil trabalha 24 horas, sete dias por semana. Nós estamos constantemente em contato com as outras unidades da região, trocando informações e conhecimentos. Estamos também em vários grupos do Estado recebendo informações sobre clima, o tempo, a meteorologia, sempre com o objetivo de atender bem a população. E é importante citar que, em casos de situação de risco, os munícipes devem acionar o número de telefone 199, para que a Defesa Civil possa entrar em ação”, reforça o secretário.

Já segundo a secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, este trabalho é realizado previamente. “As ações para a prevenção de riscos já tiveram início no ano passado, com diversas áreas atuando preventivamente para quando chegar a temporada de chuvas”.

A secretária completa detalhando as ações realizadas pela área. “O Plantão de Sobreaviso da Secretaria de Assistência Social é acionado pela Defesa Civil, que conta com o número de telefone 199, e se dirige até os locais afetados para ofertar colhões, materiais de limpeza e de higiene. Quando necessário, a Pró-Lar é acionada para implementar as ações caso seja necessária a saída das pessoas de suas residências”, completa Patricia Juliani.