Prevenção de Acidentes: integrantes da CIPA tomam posse na Prefeitura de Jacareí, para biênio 2022-2024

Escutar áudio do texto

Os servidores eleitos para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), biênio 2022-2024, da Prefeitura de Jacareí, tomaram posse na manhã desta sexta-feira (01), no auditório do Paço Municipal.

Eleita com a maioria dos votos, a assistente de serviços municipais Cleide Alves Francisco, que trabalha há 28 anos na Secretaria de Educação, destaca a importância do trabalho dos membros da CIPA para a segurança dos servidores. “Temos um olhar diferente para as coisas e, assim, auxiliamos os colegas de trabalho a evitarem acidentes. Muitas vezes um equipamento ou até mesmo um tapete colocado de forma errada pode provocar acidente sério”.

Além dela, outras cinco mulheres foram eleitas para a comissão composta por 10 servidores (mais a presidente). Para a presidência da CIPA, também foi escolhida uma servidora: a técnica de Segurança do Trabalho Rafaela Carvalho dos Santos. “O expressivo aumento da liderança feminina ganha espaço em todos os setores. São mulheres que demonstram no dia a dia a preocupação com temas que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas”, avalia a presidente da CIPA. Servidora há 9 anos, ela se diz “honrada” por estar à frente da comissão. “Certamente realizaremos um trabalho transparente e responsável”, afirma.

Capacitação e Objetivos

Antes de tomar posse como membros da CIPA, os servidores eleitos passaram por uma semana de capacitação e treinamento, promovidos pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Jacareí. A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e/ou neutralizar os riscos existentes, e discutir os acidentes ocorridos. O resultado da discussão é encaminhado aos SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho –, e ao empregador, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientem os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

Nomes dos Integrantes da CIPA

Presidente

Rafaela Carvalho dos Santos (Secretaria de Administração e Recursos Humanos)

Membros

Cleide Alves Francisco (Secretaria Municipal de Educação)

Sabrina Rosa Lopes Silva de Carvalho (Secretaria de Mobilidade Urbana)

Jair Ribeiro Santiago Filho (Secretaria de Saúde)

Ana Paula Szatkoski Vieira (Secretaria de Saúde)

Marcelo Henrique Zardo (Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana)

Levina Marçal Florindo (Secretaria de Administração e Recursos Humanos)

Maira Zilmar da Silva e Silva (Secretaria de Saúde)

Jean Carlo do Espírito Santo (Secretaria de Administração e Recursos Humanos)

Carlos Alexandre de O. Peixoto (Secretaria de Saúde)

Diná Pereira da Silva (Secretaria de Esportes e Recreação)

Legenda: Servidores eleitos para CIPA tomaram posse nesta sexta (01), no Paço Municipal