Premiação Mestre Cultura Viva e Folia de Reis acontecem no Mercadão

Acontece no próximo domingo (08), a entrega do prêmio ‘Mestre Cultura Viva’, e as apresentações culturais de ‘Folia de Reis’ no Mercado Municipal, às 10h.
A premiação Mestre Cultura Viva tem como objetivo reconhecer a atuação de mestres da tradição cultural de Jacareí, pessoas que contribuíram para o fortalecimento da identidade cultural da cidade. Cada mestre receberá uma premiação em dinheiro, um certificado e uma placa de homenagem. No total, a Fundação Cultural de Jacarehy recebeu nove inscrições para o prêmio Mestre Cultura Viva.
A ação está prevista no Plano Nacional de Cultura e atende às recomendações da Unesco sobre salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial decidido na Conferência de Paris. Na edição de 2016, os vencedores foram: Francisco Carlos de Brito Lima “Mestre Lima” da capoeira angola tradicional; a doceira Neusa Maria dos Santos Camargo; a seresteira Therezinha de Almeida Rodrigues; a artesã Rosilene Masiero e o berranteiro Jorge de Oliveira Freitas.

FOLIA DE REIS – O Dia de Folia de Reis em Jacareí é uma tradição e acontece há anos no segundo domingo de janeiro, conforme a lei municipal 5.335/2009. Neste ano, o evento contará com dois grupos: Folia de Reis a Caminho de Belém e Folia de Reis Filhos do Oriente, dos bairros Vila Branca e Jardim Primavera, respectivamente, e será realizado no Mercado Municipal, às 9h.
Folia de Reis a Caminho de Belém – Foi fundado em Minas Gerais há mais de 40 anos e em 2011 veio para Jacareí, após o falecimento do fundador. O grupo é composto por familiares e amigos que visitam as casas dos munícipes de novembro a janeiro cantando músicas voltadas as promessas dos católicos.
Folia de Reis Os Filhos do Oriente – Também fundado em Minas Gerais, é um grupo que passa de geração em geração há quase oito décadas. Com o falecimento do pai, os filhos trouxeram o grupo para Jacareí em 2000 realizando uma vontade do patriarca da família de não deixar a tradição familiar morrer.