Prefeitura vai comprar mais de 72 mil consultas para rede pública de saúde

Investimento será de R$2.310.643,20 e tem como objetivo suprir a falta de médicos nas Unidades de Saúde de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí lançará, a partir desta quarta-feira (1º), o edital de credenciamento para contratação de empresa para prestação de serviços médicos para atendimento ambulatorial e consultas.
Ao todo, serão investidos R$2.310.643,20 para realizar 72.960 consultas com generalistas, clínico geral, ginecologista/obstetrícia e pediatra, para atuar nas 18 unidades de saúde do município no período de seis meses.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, algumas unidades estão com o número de profissionais defasado, devido ao período de férias do programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’.
O programa, instituído em 2014, teve início em Jacareí com a chegada das médicas cubanas Zenia Castro Aguilar e Zoila Leiva Albarez, que atenderam nas UBS’s dos bairros Esperança e Santo Antônio da Boa Vista.
Para a secretária de Saúde, Rosana Gravena, “essa é uma medida emergencial que visa suprir a carência de médicos nas unidades de saúde em Jacareí. Infelizmente, o município não tem autonomia para atuar junto ao programa ‘Mais Médicos’ no que diz respeito às férias dos profissionais”.
Atualmente, Jacareí conta com 42 médicos cadastrados e atuando pelo programa, sendo que 10 estão gozando de férias e 2 se desligaram.
Para o credenciamento, serão pagos R$972.902,40 para a realização de 30.720 consultas com médico generalista, R$851.289,60 para a realização de 26.880 consultas com clínico geral, R$243.225,60 para a realização de 7.680 consultas com médico ginecologista/obstetrícia e R$243.225,60 para 7.680 consultas com pediatra. O valor pago será de R$31,67 por consulta.
O edital de credenciamento está disponível na Gerência de Licitações (primeiro andar do Paço Municipal) ou pode ser solicitado por meio do e-mail [email protected].
(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)