Prefeitura reúne Secretarias para combater enchentes em diversos pontos da cidade

“Combater as enchentes em Jacareí é um dos nossos grandes desafios. A cidade sofre há décadas com inúmeros problemas de alagamentos, frutos da liberação de novos loteamentos, sem seus respectivos estudos técnicos de drenagem, e da quase inexistência de grandes obras por parte dos governos anteriores”, destaca o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

O secretário continua: “Desde 2017, macrodrenagem é prioridade para a prefeitura. Já foram investidos mais de 50 milhões de reais – entre recursos do Tesouro e convênio junto ao governo federal – nos 3 piscinões do Turi e na macrodrenagem do São João”, explicou.

Nos últimos três anos, vários projetos já foram finalizados, possibilitando o início da licitação realizada no último dia 27 de janeiro, de três obras: Drenagem da Rua Diogo Fontes, com o custo de 11,9 milhões de reais; Drenagem na Avenida Lucas Nogueira Garcez, altura do condomínio Stelarium Domus, com o custo de 4,4 milhões; e macrodrenagem do Córrego São Luiz, com o custo de 13,4 milhões.

“Soma-se ainda, a obra da canalização do Córrego do Tanquinho, que já começou, e terá um custo de 55 milhões”, ressaltou Celso Florêncio. Essas obras são financiadas pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e tem um valor final de 85 milhões de reais.

A Prefeitura já deu também nos últimos dias, a ordem de serviço da macrodrenagem do Jardim Luiza, com um investimento de mais de 16 milhões de reais do Tesouro Municipal e também deverá liberar a ordem de serviço dos estudos de drenagem das Bacias do Turi e Parateí.

Legenda:  Projeto de macrodrenagem no Córrego do Turi. Obras de macrodrenagem no São João