Prefeitura reúne especialistas e população no I Seminário de Saúde Mental

Escutar áudio do texto

Foi realizado nesta terça-feira (31/10) o I Seminário de Saúde Mental, com o tema “O cuidado compartilhado no território”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí, por meio da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), aconteceu das 8h às 17h no teatro Ariano Suassuna e reuniu mais de 300 participantes.

A ação contou com palestras ministradas por profissionais renomados da área de saúde mental, apresentações artísticas, exposição dos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas dos CAPS e também uma mostra do cuidado em saúde mental promovido nas unidades da Atenção Básica.

O seminário foi direcionado para os profissionais da rede de saúde e demais secretarias do município, para o fortalecimento da RAPS, visando sensibilizar os trabalhadores para o cuidado integral das pessoas com transtorno e sofrimento mental no território, como prevê a Política Nacional de Saúde Mental.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, reitera a importância de um atendimento específico na área. “Para nós, é muito importante o tema saúde mental, e estamos nos esforçando para chegar onde a população está, que é nos bairros”.

“O Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema em todo o mundo e mobilizar esforços para apoiar aqueles que enfrentam transtornos mentais. Todo ano, desde 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza uma campanha global para destacá-lo”, finaliza a secretária.


LEIA MAIS