Prefeitura realiza o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, apresenta o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos do município, no próximo dia 2 de dezembro, das 8h às 12h30, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, Jardim Marcondes).

Toda a população de Jacareí e região está convidada para participar do evento. Para garantir o certificado de participação, o interessado deve preencher o formulário de inscrição no site da prefeitura. O fórum tem o propósito de dialogar e compreender a importância do trabalho de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos.

Na ocasião, serão celebrados os 12 meses de atividades da pasta, e a importância da realização de políticas públicas de acessibilidade, migrantes, mulheres vítimas de violência, comunidade LGBTQIA+ e Promoção da Igualdade Racial, com atenção à população negra, sendo essas ações de enfrentamento às desigualdades.

Participações

Uma das palestrantes do evento será Carolina Ignarra, CEO Fundadora da ‘Talento Incluir’, responsável por ajudar cerca de sete mil pessoas com deficiência a arrumar emprego. Carolina foi reconhecida pela revista Forbes, como uma das mulheres mais poderosas do país em 2020.

Carolina Ignarra

Ela é palestrante da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e da Gestão & RH, e autora dos livros “Inclusão – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência” e junto a outras escritoras cadeirantes, escreveu “Maria de Rodas delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes”.

O outro palestrante do evento será o multiartista César Mello, que é cantor, apresentador, compositor e ilustrador. Provando ser um artista que não se prende apenas a um único oficio, também é formado em Letras pela Faculdade ‘Hebraico Renascença’, tendo conquistados quatro prêmios literários, sendo três como poeta e um como contista.

Mais uma presença importante é de Rodrigo Hernandes, conhecido como “Santo”, reconhecido por suas palestras e artes visuais no campo das relações humanas. Do mundo corporativo à arte, a experiência de Santo passa pela consultoria em comércio exterior e engenharia de inovação para organizações, realizando projetos de impacto, desenvolvimento e pesquisa humana.

César Mello

Programação

A programação do fórum prevê também a apresentação da cantora Grazzi Brasil e músicos, que farão números musicais ao longo do evento, trazendo a brasilidade em sua estética, voz e letras musicais. Cantora e sambista, a artista conquistou o título de primeira mulher negra intérprete de samba enredo da cidade de São Paulo.

O fórum terá ainda o lançamento da exposição visual “O abolicionista”, da artista Jana Vieira, com obras que trazem personalidades históricas das esferas locais até mundiais, que representam o movimento negro até os dias atuais.  A artista Janaina Vieira é formada em design, colagista e fotógrafa.

Haverá ainda a apresentação do projeto “Encontro de Tradições”, um encontro entre a cultura da Capoeira com as forças da Cultura Popular. São Gonçalo, Cultura Cigana, Moçambique, Maracatu, Samba de Roda, Jongo, Folia de Reis são algumas manifestações tradicionais e expressões valorizadas nesse projeto, bem como os Mestres que mantêm viva essa tradição na cidade de Jacareí.

O espaço

Um ambiente instagramável será instalado nas dependências do Complexo Paulo Freire para interação com o público, que poderá registrar seus melhores momentos a serem compartilhados em suas redes sociais.

Segundo a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias, “trata-se de um momento especial, por ser a primeira iniciativa de políticas de Direitos Humanos realizadas por um órgão público no Vale do Paraíba Paulista, abordando temáticas atuais relacionadas a este campo, em um movimento formativo e cultural, que trará em sua programação intervenções artísticas de culturas tradicionais da cidade, além de atrações musicais e palestras temáticas realizadas por convidados de grande reconhecimento”.

As palestras serão ministradas com o objetivo de aproximar o público das temáticas a respeito dos Direitos Humanos, a reflexão sobre o enfrentamento as desigualdades raciais e a implantação das políticas de atenção à população negra, a inclusão e garantias de direitos a mulheres, migrantes e políticas de acessibilidade.

Legenda: Vários nomes já confirmaram presença no 1º Fórum Regional de Direitos Humanos