Prefeitura realizou limpeza dos piscinões do Turi no último fim de semana

Novo cronograma prevê equipes atuando no local aos sábados e domingos

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí assumiu os trabalhos de limpeza dos piscinões do Córrego do Turi, com objetivo de oferecer uma rotina mais intensa de manutenção e preservação da área. Até então, de acordo com o contrato celebrado quando da construção dos piscinões, tal serviço era de responsabilidade da construtora que executou as obras.

Neste último fim de semana, entre sábado (19) e domingo (20), equipes da Prefeitura de Jacareí estiveram no local com maquinário adequado como retroescavadeira, trator e caminhões, e realizaram 123 viagens de remoção de detritos diversos, arrastados pelas águas.

“A manutenção será preventiva, regular e focada nos períodos que antecedem as épocas chuvosas do ano. O piscinão é uma obra que veio para resolver o problema e precisa ter uma limpeza que acompanhe seu tamanho e importância”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

Os serviços passam a ser realizados atendendo novo cronograma e preveem trabalhos aos fins de semana – como aconteceu desta vez –, em ocasiões com excesso de acúmulo de detritos. Ainda assim, o mais indicado é que este tipo de trabalho aconteça nos períodos secos, aumentando a efetividade com o desassoreamento adequado.

Ao todo, o complexo de piscinões do Córrego do Turi conta com três imensos reservatórios de detenção de água. Os dois primeiros, agora, estão sob a gestão da Prefeitura. O terceiro será repassado em breve, tão logo detalhes finais da obra sejam concluídos e entregues.

Legenda: Equipes da Prefeitura de Jacareí atuaram sábado (19) e domingo (20) nos piscinões do córrego do Turi