Prefeitura realiza ações de conscientização com servidores e terceirizados sobre Aedes aegypti

saude palestra dengue 400 (1)

A Prefeitura vem realizando diversas ações de conscientização sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti. Na manhã de sexta-feira (29), a Vigilância à Saúde esteve reunida no auditório do Paço Municipal com funcionários da Administração Direta e terceirizados.

A conscientização da população é peça fundamental no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, a Febre Chikungunya e a Zika. A melhor forma de agir, segundo a diretora interina do Departamento de Vigilância à Saúde de Jacareí, Débora de Andrade Rodrigues, é “eliminar qualquer possibilidade de criadouro do mosquito”.

Para reforçar a importância dos órgãos de fiscalização em unir forças com a sociedade, a Prefeitura de Jacareí está intensificando o trabalho de orientação com diversos segmentos, que inclui desde as secretarias municipais, empresas, comércio, associações de classe, instituições de ensino e religiosas, entre outros.

“Todos nós devemos ter um olhar de vigilância em relação ao Aedes aegypti, seja na nossa casa, como trabalho e em qualquer lugar que estejamos, porque qualquer recipiente com água pode ser um local de risco para a proliferação do vetor”, alerta a diretora.

Aliado às ações educativas, a Vigilância à Saúde tem um trabalho intenso no combate e prevenção ao mosquito, que inclui fiscalização, notificação e autuação de propriedades, aplicação de larvicida, bloqueio de foco e estudo de casos. As ações da Vigilância à Saúde fazem parte de Campanha de Mobilização Social no Estado de São Paulo para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A campanha, definida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) tem como tema “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)