Prefeitura publica edital de licitação da obra de remodelação entre as avenidas Adhemar de Barros, Davi Lino e Getúlio Vargas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, publicou na última sexta-feira (16), no Boletim Oficial do Município, o edital de licitação para contratação das obras de remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar Pereira de Barros com as Avenidas Engenheiro Davi Monteiro Lino e Getúlio Dorneles Vargas.

Por meio de diversas intervenções, o projeto consiste na interligação das três avenidas, com o objetivo de aliviar as vias de acesso às rodovias que estão localizadas nas proximidades e entre bairros de Leste a Oeste e vice-versa.

“Essa obra vai gerar maior segurança e fluidez no trânsito, visando diminuir os percursos para acessar as avenidas, em ambos os sentidos”, explicou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

A Obra

As intervenções serão feitas no alongamento da rotatória existente na Av. Getúlio Vargas, na altura da entrada do bairro Jardim Primavera, e interligação das avenidas Adhemar de Barros e Davi Monteiro Lino, com a rotatória por meio de cruzamentos e retornos semaforizados.

Esse conjunto de melhorias que compõem a contratação, possibilitará que, quem vem da 3ª ponte, passando pela Av. Adhemar Pereira de Barros, poderá entrar na Av. Davi Lino à direita (sentido Centro) ou à esquerda (sentido Dutra – na direção da obra de continuação da Davi Lino até o Pq. Meia Lua).

Logo adiante, na Av. Davi Lino (sentido Centro), haverá um cruzamento para acessar a rotatória que será alongada, podendo seguir pela Av. Getúlio Vargas sentido Centro, ou retornar sentido Dutra.

Mais melhorias

Além das obras viárias para o trânsito de veículos, o projeto prevê a implantação de ciclovia ao longo de todo o segmento, interligando com as demais ciclovias projetadas no contexto do programa financiado pela CAF. A contratação também prevê a implantação de novos dispositivos de drenagem, para solucionar problemas de escoamento de águas pluviais no local, sinalização vertical e horizontal, semaforização inteligente, acessibilidade e iluminação em LED.

As licenças ambientais já foram obtidas e a compensação ambiental, por meio do plantio de mudas nativas, também é parte do escopo da empresa que será contratada, e realizará durante a execução das obras. Este projeto integra o PRODUS, programa financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

“É fundamental para o pleno funcionamento da conexão entre a Zona Leste e a Zona Oeste, pois compõem o anel viário, em que as primeiras obras já estão praticamente concluídas, sendo a terceira ponte (ligação Malek Assad-Castelo Branco), duplicação da Av. Castelo Branco e continuação da Av. Davi Lino e Marginal da Dutra”, explicou o secretário.

Legenda: Área em que serão feitas as intervenções para a ligação das três avenidas