Prefeitura promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes com foco na inteligência emocional

Escutar áudio do texto

Evento traz, também, oficina sobre plantas comestíveis no Viveiro Municipal

Saúde mental no trabalho e inteligência emocional fazem parte dos temas escolhidos para a 5ª SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente), promovida pela Prefeitura de Jacareí, que tem o seguinte lema: “Servidor consciente evita acidentes”. O evento, organizado pela Secretaria de Administração & Recursos Humanos, será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, exceto a palestra do dia 31 de agosto, que acontecerá no Viveiro Municipal ‘Seo Moura’ (Estrada Teófilo Rezende, 39, Campo Grande).

Segundo a técnica de Segurança do Trabalho, Rafaela Carvalho dos Santos, além da preocupação em incentivar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), a SIPATMA traz temas relacionados ao dia a dia dos servidores no desempenho de suas funções, como inteligência emocional e psicologia nas relações de trabalho. “O objetivo é contribuir para que o servidor consiga melhorar o convívio no ambiente onde trabalha”, destaca.

Outro tema em destaque é educação no trânsito, que visa conscientizar os servidores até no cuidado ao se locomover para o trabalho.

Novidade

O retorno da SIPATMA de forma presencial traz também uma novidade: a oficina sobre PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), que será realizada na quarta-feira (31.08), no Viveiro Municipal. A diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental, Carolina Xavier, explica que as PANCS “são alternativas de alimentação saudável, com base em plantas de fácil acesso, como a peixinho, ora-pro-nóbis, capuchinha, que são pouco conhecidas, mas de fácil cultivo em hortas caseiras e, extremamente, nutritivas”.

A atividade será realizada pelos biólogos do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), que farão uma exposição sobre as espécies comestíveis e seus benefícios. “E os servidores ainda têm a oportunidade de conhecer o Viveiro Municipal, um dos locais mais bonitos da cidade”, completa a diretora.

Confira a programação:

  • 29/08 – Saúde Mental no Trabalho, o que é e como proceder?
  • 30/08 – A importância da inteligência emocional no trabalho
  • 31/08 – PANCS (Plantas alimentícias não convencionais) – Viveiro Municipal
  • 01/09 – Tabagismo e Alcoolismo
  • 02/09 – Educação no Trânsito

Legenda: Viveiro Municipal será um dos palcos do evento