Prefeitura prioriza emissão de AVCB’s nas escolas municipais de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí está trabalhando para emitir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todos os prédios públicos municipais. Com o objetivo de certificar a segurança dos alunos da rede municipal de ensino, a administração optou por priorizar o trabalho de emissão de AVCBs dos prédios da Secretaria de Educação.

Para agilizar o serviço, a administração criou um departamento responsável pela elaboração de projetos técnicos e gerir os AVCBs. O grupo é composto por um engenheiro de segurança do trabalho, dois técnicos de segurança, um estagiário de arquitetura e um estagiário de engenharia civil.

Somente em 2017, foram emitidos o auto de vistoria de 16 escolas. Foram dez EMEIs (Alto Esperança II, Antônio João Mesquita, Comendador Antônio Loureiro Cardoso, Paulo Freire, Paulo Renato Souza, Antônio Lellis Vieira, João Lino Filho, Márcio Aparecido de Moraes, Vicentina das Dores Queiroz e Santo Antônio da Boa Vista), cinco EMEFs (Prof. Aluízio do Amaral Campos, Prof. Joaquim Passos e Silva, Prof. Maria Thereza Ganassali de Oliveira, Prof. Neusa Teodoro de Azevedo, Verano Câmara) e a EMEIF Jean Jacques Rousseau.

Outros 20 prédios, incluindo Creches, EMEIs, EMEFs, EMEIFs, Mantenedoras, EducaMais e a sede da Secretaria de Educação, estão com o AVBC em dia. Além disso, já está em andamento o processo de emissão do auto de vistoria de outros 49 imóveis da pasta de Educação.

Para o secretário Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Tau Trazzi, o trabalho mostra o comprometimento do governo em garantir a qualidade e o bom funcionamento dos prédios e serviços públicos. “Estamos comprometidos em atualizar a emissão dos AVCBs de todos os prédios da administração. Atualmente, estamos focados nos imóveis da Secretaria de Educação”.

O secretário adjunto ainda salientou que, “as novas creches inauguradas pela administração já estão sendo entregues com o auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros”.

AUTO DE VISTORIA – O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento que certifica se a edificação em questão atende a um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais de prevenção e combate contra incêndio e pânico.

(Jader Fernandes/PMJ)