Prefeitura oferece curso de técnicas de primeiros socorros aos servidores

Acidentes, engasgos e enfermidades; qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência no trabalho, no trânsito ou mesmo em casa. De mal súbito a uma lesão, o conhecimento de técnicas e práticas simples pode ser a diferença entre a vida e a morte. O conjunto dessas técnicas de emergência é chamado de Primeiros Socorros. São procedimentos rápidos que visam manter os sinais vitais das vítimas de acidentes, tentando evitar a piora do quadro de saúde até que se tenha acesso a ajuda especializada.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, já realizou quatro treinamentos de Primeiros Socorros somente no primeiro trimestre deste ano, quando foram apresentadas as técnicas e manobras de salvamento a mais de 60 servidores. Funcionários de diversas secretarias foram capacitados na Escola de Gestão Pública e já estão preparados para lidar com algumas emergências.

A maioria dos servidores treinados neste ano é da Secretaria de Saúde e, de acordo com Márcia Rosa, responsável pelo Núcleo Crescer da Diretoria Administrativa da pasta, o objetivo é “capacitar em especial as equipes dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários que integram o Programa Saúde com a Gente, que visa aproximar as políticas públicas de Saúde Básica à população em seus territórios”. Outro objetivo da capacitação em Primeiros Socorros é atender às demandas de AVCB dos prédios públicos, já que ter equipes treinadas para lidar com situações de emergência, além de uma boa prática corporativa, é uma exigência do Corpo de Bombeiros.

Já Leandro Fogaça, Diretor da Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Jacareí, destaca a qualidade técnica dos treinamentos. “Nosso maior orgulho é que o facilitador dessa capacitação é um servidor efetivo, apaixonado pelo seu trabalho. O entusiasmo com o qual é transmitido o conhecimento deixa a capacitação mais dinâmica e envolvente”. “Mais do que cumprir metas ou atender demandas, essa é uma capacitação transformadora que pode salvar vidas, e isso é o mais importante”, conclui o Diretor.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos pretende dar uma atenção especial a temas de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, seja nas ações do Abril Verde ou mesmo na SIPATMA, que acontece em agosto.