Prefeitura nomeia 21 guardas-civis para Secretaria de Segurança

A Prefeitura de Jacareí nomeou mais 21 guardas-civis municipais para atuar na Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Os novos servidores foram aprovados em concurso público realizado em 2015 e vão compor o efetivo de 328 guardas.

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, antes de ingressar efetivamente na corporação, os novos contratados devem realizar um estágio de formação. “Durante essa preparação, serão avaliados se possuem as condições físicas, psicológicas e operacionais para a nova função. Esse estágio segue um cronograma e grade curricular exigidos pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e tem a duração de aproximadamente quatro meses”, explica o secretário.

Para Domingues, o aumento do contingente de guardas-civis contribui para reforçar a segurança das repartições públicas municipais: “Com a chegada dos novos guardas podemos prover a segurança física de uma quantidade maior de setores ou postos da municipalidade e dos próprios cidadãos que buscam esses setores, contribuindo para a funcionalidade de maior oferta de serviços à comunidade, além de auxiliar órgãos estaduais e federais na contenção dos indicadores criminais em vias públicas”.

Outros reforços – Em abril, uma turma de 28 guardas-civis, também aprovados em concurso público, ingressou na corporação da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, depois de concluir o curso preparatório que durou oito meses. Além do aumento da corporação, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão também ganhou novos reforços para melhorar o atendimento prestado à população. Foram adquiridas duas viaturas, sendo uma pick-up destinada para atuar no patrulhamento rural, um lote de 450 uniformes e mais 50 coletes balísticos, além da aquisição de armamentos e munições.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)