Prefeitura lança campanha de conscientização e gentileza no trânsito

Conscientização. Esse é objetivo da nova campanha de trânsito da Prefeitura de Jacareí que teve início na última segunda-feira (17).

Apenas em 2016, foram 48 mortes, superando óbitos por homicídio, 44 registrados no último ano. Com base nesses dados, a Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolveu a campanha “Gentileza no Trânsito. Sua atitude muda tudo”. “O objetivo é educar o cidadão, pontuando o direito e os deveres dos motoristas e pedestres, os incentivando a uma boa convivência”, enfatiza Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

A pasta, idealizadora do projeto, visa com a iniciativa, uma nova cultura entre os motoristas e pedestres da cidade. De acordo com a secretaria, uma cultura que conscientize e garanta um trânsito seguro, além de mudar a realidade dos últimos anos no município.

Ainda de acordo com o secretário, “é importante que a comunidade entenda que as pessoas não estão disputando e sim compartilhando o espaço, e quando fazemos isso, temos que ter a flexibilidade e principalmente o respeito à vida. Nosso trabalho educativo segue neste sentido: a segurança em primeiro lugar”, conclui.

A campanha prevê inserções em TV, rádios da região, jornais e em placas de minioutdoor espalhadas pela cidade.“Queremos despertar na população boas práticas no trânsito e implementar uma cultura de gentileza e paz em nossas ruas”, comenta Jean Araújo, gerente de Educação para o Trânsito.

Além disso, serão realizadas palestras em escolas com orientação às crianças e distribuição de panfletos educativos. Durante a campanha ações serão postas em prática, como por exemplo, a “Multa do Bem”, com a aplicação de uma ‘Notificação de Boa Atitude’, elogiando os cidadãos a cada atitude correta relacionada ao trânsito em Jacareí.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Arquivo PMJ)