Prefeitura investe mais de R$ 350 mil na causa animal

A Prefeitura Municipal de Jacareí tem atuado em prol da proteção, saúde e posse responsável dos animais no município. Foram realizadas diversas ações para garantir o amparo de cães e gatos na cidade e, somente no primeiro semestre de 2018, foram investidos R$ 359.609,00 na causa animal.

A secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques, informou que a administração municipal realiza um excelente trabalho de proteção dos animais em Jacareí. “É um grande avanço para a cidade a aprovação do projeto, que contempla muitas ações a favor dos animais e das entidades protetoras, como os mutirões de castrações, a contínua mobilização dos munícipes para a adoção e posse responsável, combate aos maus tratos, e atendendo uma antiga necessidade do município na questão de controle populacional de cães e gatos, a fim de garantir a saúde não só desses animais, mas também da população”, concluiu.

Confira ações da Prefeitura de Jacareí para a causa animal:

CASTRAÇÃO – A Secretaria de Meio Ambiente realiza mensalmente mutirões de castração de cães e gatos no município, com apoio da CEPRA (ONG que atua exclusivamente no controle populacional de animais domésticos). Somente em 2018 já foram realizadas, aproximadamente, 2.000 castrações durante os mutirões e eventos realizados no município.

ADOÇÃO DE CÃES – A posse irresponsável de animais de estimação e a falta de informação sobre os benefícios da castração aumentam, diariamente, a quantidade de cães abandonados nas ruas. Por estas razões, a Secretaria de Meio Ambiente, incentiva a adoção de cães promovendo mensalmente a ‘Feira de Adoção de Animais’.

VACINAÇÃO – A raiva é uma doença fatal, que preocupa os donos de cachorros e gatos. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza campanhas de Vacinação Antirrábica, que acontecem em várias datas durante o ano, de modo que abranja toda a cidade, tanto no perímetro urbano como na zona rural.  A vacina é aplicada em animais a partir de três meses. Somente neste ano foram vacinados 6.740 cães e 1.438 gatos.

ANIMAIS NO TRANSPORTE PÚBLICO – O prefeito Izaias Santana assinou um decreto que autoriza e regulamenta o transporte de cães e gatos de até 10 quilos no serviço do transporte coletivo público de Jacareí. O decreto tem o objetivo de ampliar a oferta de condução para tutores de animais do município, além de criar normas para assegurar a comodidade, saúde e segurança dos demais passageiros.

REGISTRO GERAL ANIMAL – A Secretaria de Meio Ambiente realiza o cadastro de todos os animais como cães, gatos, equinos e muares (mulas). O proprietário deve comparecer na rua Lamartine Delamare, 153, telefone 3955-9700, com RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação do animal, para que seja emitido o Registro Geral do Animal (RGA). O registro é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade.

ANIMAIS DE GRANDE PORTE – A Prefeitura de Jacareí estabeleceu normas para captura e guarda de animais de grande porte soltos nas vias públicas de Jacareí. A medida tem como objetivo garantir a saúde e segurança dos animais e da população, ao realizar a captura e proteção adequada a eles, além de evitar acidentes de trânsito.

PROJETO VIRADA ANIMAL – Cerca de 2 mil pessoas participaram da ‘1ª Virada Animal’ de Jacareí que aconteceu no Parque da Cidade. O evento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente reuniu entretenimento, informação e diversão, animando o último final de semana do município. Foram cadastrados e emitidos RGAs (Registro Geral Animal) de 428 animais durante o evento. Além disso, 80 quilos de ração foram doados às ONGs de proteção animal do município e 413 animais imunizados contra raiva.

ESPAÇO PET – A Secretaria de Meio Ambiente criou o Espaço PET no Parque dos Eucaliptos. O local é cercado, em aproximadamente 350 metros de área verde, com muita sombra e diversão para os cães. O animal pode brincar livremente pelo espaço, que está dividido para animais de pequeno e grande porte, e com bancos para dar melhor conforto aos donos.

PROTEÇÃO ANIMAL – Em 2017, a Prefeitura de Jacareí criou a Gerência de Trabalho Comunitário de Proteção Animal, de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, que desenvolve atividades com o objetivo de promover ações e articulações para cuidar do bem estar dos animais domésticos.  A Gerência fica localizada na Diretoria de Meio Ambiente, a Rua Lamartine Delamare, 153, Centro. O telefone para informações é 3955-9700.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)