Prefeitura inicia estudos do Plano Diretor

Na última segunda-feira (30) foi realizada a primeira oficina técnica de estudos para revisão ao Plano Diretor do Ordenamento Territorial e suas atualizações. Os trabalhos contaram com a participação de todos os profissionais da Secretaria de Planejamento, que coordenaram a reunião, juntamente com as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança e Defesa do Cidadão, Desenvolvimento Econômico, SAAE e Fundação Pró-Lar.

Durante a oficina foram apresentados dados gerais da cidade de Jacareí e seu desenvolvimento ao longo dos anos, além das leis que contribuíram para ordenar sua ocupação e o panorama do Plano Diretor em vigência. Os profissionais foram divididos em seis grupos que estudaram os mapas da cidade em regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Rural (focando nas regiões Noroeste, Sudeste e Sudoeste).

Foram estabelecidos dez pontos de análise no mapa, concluindo seus estudos com cinco diretrizes para cada região que podem ser contempladas nos estudos da revisão ao Plano Diretor.

Todas as informações colhidas durante a oficina serão compiladas pela equipe da Secretaria de Planejamento para fundamentar o trabalho de revisão à lei. Essa foi a primeira oficina de outras que acontecerão envolvendo a participação da sociedade civil, empresários e população em geral.

O objetivo dos estudos é rever as potencialidades das regiões do município e suas fragilidades, para que sejam traçadas diretrizes e recomendações complementares para propiciar melhores condições para o desenvolvimento integrado e harmônico da cidade.

O processo de elaboração de revisão à lei visa integrar o planejamento da gestão do município da cidade com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população, tornar mais eficiente as atividades econômicas, resguardar o meio ambiente e permitir o pleno desenvolvimento da cidade, visando o ordenamento do território.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)