Prefeitura incentiva adoção de cães e emite RG do Animal

A posse irresponsável de animais de estimação e a falta de informação sobre os benefícios da castração aumentam, diariamente, a quantidade de cães abandonados nas ruas. Por estas razões, a Prefeitura de Jacareí por meio da Secretaria de Meio Ambiente, incentiva a adoção de cães promovendo mensalmente a Feira de Adoção de Animais. No último sábado, dia 12, foi no Parque dos Eucaliptos.

Na ocasião, as pessoas também puderam aproveitar para fazer o cadastro do Registro Geral do Animal (RGA), como cães, gatos, equinos e muares (mulas). O registro é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade, caso o animal se perca, aumentam as chances de ser encontrado. Recomenda-se também o uso de uma identificação na coleira contendo nome e telefone do proprietário.

“O foco da Secretaria de Meio Ambiente além de incentivar a adoção, é realizar o levantamento populacional de cães por meio do RGA e posteriormente implementar dois projetos na cidade, o Controle Populacional e a Guarda Consciente”, explica a gerente de Trabalho Comunitário e Proteção Animal da prefeitura, Joelma Prilips.

“Todos os dias muitos animais são deixados na rua sem nenhuma preocupação com o bem-estar deles e sem uma casa para abrigá-los. Promover a cultura de adoção, tratar respeitosamente um cão de rua e dar-lhe comida ou água são apenas algumas das coisas que todos nós podemos fazer pelos muitos animais que sofrem”, comenta Joelma.

A aposentada, Divanete Figueiredo, de 64 anos, esteve na feira para fazer o RGA do seu cão. Ela contou que já adotou três cachorros abandonados e a filha, sete. “Não tenho coragem de comprar, prefiro adotar e ajuda-los oferecendo um lar, com muito amor, alimento e proteção. Quando decidimos adotar a ‘Ursinha’, de 10 meses, nossa vida mudou completamente”, comenta Divanete.

Segundo Alexandre dos Santos, motorista, de 38 anos, o RGA permite mais segurança aos cães. “Se o meu ‘Heopy”, de 7 anos escapar podemos encontra-lo com mais facilidade. Vou mandar fazer uma coleira com a identificação dele também. Acho a iniciativa da prefeitura muito boa, queremos cuidar dos nossos amigos peludos e ainda evitar que pessoas sejam mordidas nas ruas”, completa Alexandre.

Os interessados na emissão do Registro Geral do Animal devem comparecer à rua Lamartine Delamare, 153, telefone 3955-9700, com RG, comprovante de endereço do proprietário e carteira de vacinação do animal.

(Luciana Valadares/PMJ- Fotos: Alex Brito/PMJ)