Prefeitura inaugura na próxima quarta-feira (14) o Centro de Educação Integral André Franco Montoro

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, inaugura o Centro de Educação Integral André Franco Montoro, na próxima quarta-feira (14), às 16h, na Avenida Santa Cruz dos Lázaros, 466, no bairro Santa Cruz dos Lázaros.

O atendimento será de acordo com os critérios do Programa do Governo Federal (Escola em Tempo Integral) e da Resolução nº 06/2023 –SME, para alunos beneficiados em programas sociais ou nos casos em que as famílias são assistidas pelo NAM, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, em situação de risco, em vulnerabilidade (desassistidos, família que não acompanha o desenvolvimento escolar, expostos ao uso de drogas, infrequentes à escola, em situação de violência, alimentação e moradia precária).

O horário dos alunos será das 7h às 17h30, para as classes de Pré-Escola e Ensino Fundamental (anos iniciais). Serão atendidos 450 alunos no projeto inicial, mas a meta é dobrar a capacidade a cada ano. Todas as crianças que precisarem, utilizarão o Transporte Escolar, com rotas e pontos de embarque e desembarque.

O atendimento será para os alunos da Região Oeste da cidade, que compreende os bairros Primeiro de Maio, 22 de Abril, Santana, Igarapés, Remedinho, Águas de Igaratá, Parque Imperial, Pedramar, Jardim São Luis, Bandeira Branca, Porto Velho, Jardim Emília e Vila Ita.

A secretária Maria Thereza explica que o Centro Integral Franco Montoro será uma escola totalmente para período integral, que tem por objetivo “garantir a ampliação da equidade para alunos socialmente vulneráveis, advindos de contextos socioeconômicos menos favorecidos”. Acrescentou: “Estão previstos ainda muitos avanços na área educacional em Jacareí para este ano”.

Neste espaço, serão realizadas atividades diferenciadas diárias, em continuidade, ou antes daquelas realizadas pelo professor da classe em que o aluno está matriculado. De acordo com a necessidade, serão oferecidas atividades de acompanhamento pedagógico e atividades recreativas. A duração de cada Oficina poderá ser de uma a duas horas por dia ou de duas até quatro horas por semana.

O local em que funcionará o Centro de Educação Integral será onde se encontrava a Faculdade Anhanguera. Trata-se de um imóvel plenamente adequado para o funcionamento de uma escola de tempo integral, uma vez que possui uma ampla área, já com espaços voltados à atividade esportiva e área construída de dois pavimentos, com plenas condições de adaptação para salas de aula, diretoria, banheiros e demais dependências.

Para a aquisição, a prefeitura investiu R$ 17.627.701,59. Para adequar o prédio, foram realizadas várias reformas como pintura, revestimento de parede, pavimentação e hidráulica.

Mais de 2 mil vagas

Além destes alunos, a Secretaria Municipal de Educação atenderá também a partir deste ano, as crianças em tempo integral da EMEIF Adélia Rossi, no Santo Antônio da Boa Vista. Até 2019, era 775 vagas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino. Com mais estas vagas, o número será ampliado para 2.100 matrículas.

Estas crianças recebem atividades pedagógicas complementares, nas modalidades: Oficinas de Leitura/Biblioteca, Oficina de Tecnologia Educacional, Oficinas de Arte, Esporte e Movimento, Jogos de Tabuleiro, Teatro, Dança e Música, Recreação Dirigida, Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática) e Oficinas de Férias e Recessos Escolares.

Legenda: Prédio em que funcionará o Centro de Educação Integral André Franco Montoro