Prefeitura implanta promoção à Saúde Integral da População Negra em Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, implantou no mês de novembro, a promoção da Saúde Integral da População Negra, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UMSFs (Unidades Municipais de Saúde da Família), com ações de orientação sobre o quesito raça/cor, para os pacientes que aguardavam consultas e demais procedimentos nas salas de espera.

Segundo a subsecretária Girlaine Dias, a iniciativa visa atender a ação do SUS (Sistema Único de Saúde), que vem adaptando a inclusão do quesito raça/cor em seus cadastros, a fim de nortear as políticas públicas municipais direcionadas à população negra e suas especificidades, melhorando a qualidade dos serviços.

“Os profissionais em saúde também devem estar sensibilizados a estas questões e com olhar atento e acolhedor, visando o atendimento digno e humanitário a todos”, destaca Girlaine. Ela explica ainda que o SUS tem como princípios fundamentais a equidade, garantindo o cuidado integral de acordo com a necessidade dos indivíduos e seus determinantes e condicionantes de saúde.

A subsecretária informa que as doenças que mais acometem a população negra, são caracterizadas por condições genéticas, tais como a anemia falciforme, hipertensão arterial, diabetes mellitus (tipo II e outras) e também por condições desfavoráveis de vida e saúde, como a desnutrição e outras.

Já a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Joyce Monteiro, pontua que a primeira etapa dessa ação foi realizada pela Subsecretaria de Direitos Humanos, com duas formações sobre a temática “Raça/Cor”, de modo a sensibilizar os profissionais para o manejo da questão nos territórios.

Legenda: Ações de orientação sobre o quesito raça/cor, para os pacientes que aguardavam consultas e demais procedimentos nas salas de espera