Prefeitura faz alerta sobre descarte indevido de materiais em frente aos LEVs

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que, nessa época de pandemia e com a reabertura do comércio, as pessoas estão fazendo muitas mudanças e limpezas em suas casas, o que vem acarretando um acúmulo de material descartado nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente pede que as pessoas tenham paciência, pois está providenciando a retirada desses materiais. “Porém, como é necessário transportar, fazer a triagem de cada material descartado, para então dar a sua destinação final, demanda-se tempo e trabalho da Cooperativa Recicla, que faz este serviço, e também da concessionária responsável pela limpeza pública”, explica a secretária Rossana Vasques.

Orientamos que, em caso de o munícipe precisar levar um material a um dos LEVs próximo a sua residência, se esta unidade já estiver lotada, procure outro local de entrega dentre os nove espaços existentes em nosso município. Não descarte o material na calçada ou em frente ao espaço, ou ainda em terrenos baldios”, destaca a secretária.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, vem acontecendo casos pontuais, em alguns pontos de LEV, em que as pessoas não estão obedecendo o horário de funcionamento e, costumeiramente, colocando seus materiais na porta do local, principalmente nos fins de semana.

Já vêm sendo feitas várias conversações com os moradores do entorno destes LEVs com o objetivo de advertir a população “que jogar lixo em local indevido é crime ambiental, passível de multa e outras penalidades. A multa, hoje, é de 5 VRM (Lei 68/2008 Artigos 42 e 43), sendo R$ 69,00 cada VRM, portanto multa de R$ 345,00”, informou Rossana.

Colaboração – A secretária orienta que o material é responsabilidade da pessoa e não da Prefeitura. “Precisa ter mais conscientização e pensar na coletividade. Seja responsável e espere a abertura do espaço. Colabore com a limpeza de nossa cidade”, destaca.

Os LEVs estão distribuídos em várias regiões do município onde existe um descarte irregular maior e com mais abrangência de bairros. A Secretaria de Meio Ambiente pede para que os moradores que precisarem descartar de suas casas materiais inservíveis, tais como: sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras, além de material reciclável em geral como vidro, metal, papel e plástico, que procurem os nove LEVs da cidade.

Os LEVs recebem também, gratuitamente, materiais recicláveis de pequeno e grande volumes, incluindo resíduos de construção civil residencial até um metro cúbico por viagem, eletroeletrônicos, restos de poda e capina, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, evitando o descarte irregular destes materiais em áreas inapropriadas, contribuindo com o meio ambiente.

Horários e endereços neste período de quarentena – A Prefeitura de Jacareí, em comum acordo com a Concessão Ambiental, alterou o horário de funcionamento dos LEVs neste período de quarentena. Desta forma, fique atento aos novos horários estipulados:

– De segunda a sexta, das 8h às 17h;

– Sábado, das 8h às 12h.

Confira também os locais dos nove LEVs:

Jardim Santa Maria: Av. Malek Assad, 725.

Jardim Flórida: Av. Pensilvânia, 793 (próximo à rotatória).

Altos de Santana II: Av. Gilda Parente Grecco, 95.

Jardim do Vale: Av. Lafayete Benedito Briant, 263.

Parque Meia Lua: Av. José Maria Salgado, 101.

Jardim Paraíso: Rua Guilherme Flessatti, 100.

Jardim Elza Maria: Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao SESI).

Parque Imperial: Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105.

Vila Garcia: Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário).

Legenda: Fachada do LEV do Parque Imperial