Prefeitura entrega Praça do Educador na Chiquinha Schurig

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou na terça-feira (28) mais uma nova praça, a Praça do Educador, na rua Chiquinha Schurig, ao lado da portaria do EducaMais São João, em uma área que fazia parte deste complexo, e que dividia as piscinas da creche, salão e quadra. Durante a inauguração, foram plantados seis ipês no local.

Maria Vicentina da Silva, moradora do local, visitou a praça, com as suas duas filhas, Rosilene e Dafne, e os quatro netos, Yasmin, Maria Vitória, Lucas e Maurinho. “A gente esperou muito tempo por isso. Resolveram os problemas de poeira que tinha, e ainda ganhamos um espaço seguro para nossa família aproveitar. As crianças adoraram”, disse.

Ingrid Gabriele de Vasconcellos, de 11 anos, brincava com a irmã Camile Eduarda, de 6. Comentaram: “A vovó vai trazer a gente aqui sempre. Só atravessar a rua e a gente já tem onde brincar!”. A avó das meninas, Maria Aparecida Garcia, elogia: “A iluminação e as pinturas deixaram o espaço mais bonito e colorido”.

O artista plástico Romer Sanches, responsável pelo mural que ilustra a praça, explica a arte: “É a Ponte dos Três Arcos, representando união, caminho e desenvolvimento. Fiz uma releitura da antiga ponte, desenhando o dorso do jacaré com a calda nascendo dos raios solares. Já o quadro será parte do acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba”, explicou.

O que foi feito Foi feita uma revitalização total no local, com trabalhos de calçamento, guias, sarjetas, plantio de grama, troca do piso, canteiros e pergolado, além de podas de árvore, instalação de mais quatro bancos novos, paisagismo, iluminação de LED pela Secretaria de Infraestrutura, estacionamento para cinco carros pelas Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura, construção do muro de divisa com a creche, acessibilidade para pessoas com locomoção reduzida e reconstrução do muro que faz divisa com a empresa Casa Branca, pela Infraestrutura.

“Era uma área de convivência do antigo Clube Elvira. Mediante os serviços executados pelo SAAE (tubos de água e esgoto), Infraestrutura (drenagem) e, por último, a troca dos paralelepípedos por pavimentação asfáltica, entendeu-se que a praça deveria tornar a ser um espaço de lazer para toda a população do seu entorno”, explicou a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques.

Asfalto – A Rua Chiquinha Schurig vem recebendo também asfalto novo em toda sua extensão. A construção de novas sarjetas já foi totalmente realizada na via e, agora, acontece, em etapas, o processo de recapeamento. O trecho entre a Av. São João e a Rua Profº Pedroso já está pronto e, a cada 10 dias, uma nova etapa é entregue. Até setembro, a Rua Chiquinha Schurig estará totalmente de asfalto novo e com sinalização horizontal de trânsito instalada.

Outras praças – Foram concluídos, recentemente, os serviços de reforma e revitalização total nas praças México e Portugal, no Jardim Siesta. Nestas duas praças, foram feitos os trabalhos de troca de piso, a manutenção dos bancos, a troca dos postes de iluminação com lâmpadas de LED pela Secretaria de Infraestrutura, além da troca de todo o gramado e a poda de árvores.

A Secretaria de Meio Ambiente também recuperou, recentemente, a praça do Jardim Leonídia, com serviços de manutenção do calçamento interno e externo, recuperação do piso de ladrilho hidráulico, pintura de guias, manutenção de bancos, pergolado e gramado, e a substituição da iluminação também pela Secretaria de Infraestrutura.

Está programada, ainda, a reformulação do paisagismo de todas estas praças, com a turma do Curso de Jardinagem e Paisagismo, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, assim que as aulas forem retomadas.

Histórico  Em 2017, foram reformadas e revitalizadas 19 áreas verdes. Em 2018, foram mais 12 reformas. Em 2019, foram realizadas manutenções em áreas de lazer nos bairros Jardim Esperança, Parque Santo Antônio, São Silvestre, Vila Formosa e Altos de Santana, além da implantação de um novo jardim, localizado entre as avenidas Santa Maria e Engenheiro Davi Monteiro Lino. As manutenções incluíram adequação, reforma e pintura de piso, mobiliário e playground, poda de árvores, limpeza e organização geral.