Prefeitura entrega duas novas creches municipais para atender 360 vagas já no início do ano letivo, dia 15

Maria Damaceno, avó da menina Ana Lívia

Dois bairros – Terras da Conceição e Jardim Paraíso – receberam novas creches municipais nesta quinta-feira (08). Com estas duas unidades, são 12 prédios entregues pela Prefeitura de Jacareí, desde 2017. Os dois espaços atenderão 360 crianças em período integral, das 7h às 17h, e levam os nomes do Prof. Oswaldo Piris (Terras da Conceição) e da Profa. Sueli Montenegro Ahmed (Jardim Paraíso).

O destaque da cerimônia foi a emoção dos familiares dos dois homenageados, entre eles a filha do Oswaldo Piris, Ana Paula Oliveira Souza. “Quando estava chegando, confesso que fiquei emocionada. Meu pai veio de família humilde, filho de carpinteiro e costureira”.

“Cheguei aqui e encontrei uma moça, que disse que foi aluna dele, falando que ele foi um ótimo professor. Meu pai era um artista nato. Tenho certeza que ele iria achar essa escola muito bonita. Espero que vocês tragam arte para essas crianças, pois muitas não têm acesso. Parabéns a todos, muito obrigada”, disse, comovida com a solenidade.

Já Rafael Ahmed, filho de Sueli Montenegro Ahmed, também estava sensibilizado com o evento. “Quando cheguei e vi o nome da minha mãe na creche, na entrada, me emocionei. Faz dois anos que ela faleceu, e a ficha ainda não caiu”.

“Ver que tudo nessa creche foi feito com muito carinho, é o mais importante. A família toda ficou muito feliz com essa homenagem. O mais bonito de tudo, quando bater a saudade, é saber que podemos vir até aqui, que tem um pouco dela”, falou.

A secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, cumprimentou todos os presentes e destacou o compromisso com a educação em Jacareí, que começa na primeira infância. “Mais uma vez, é um prazer poder garantir mais creches, com a qualidade da Educação de Jacareí que o município merece”, enfatizou.

“Precisamos garantir esse direito, com comprometimento e responsabilidade. Priorizamos sempre a meta da excelência no atendimento às nossas crianças, que serão os futuros pais de famílias, trabalhadores e gestores de Jacareí do amanhã”, completou.

Muito lindo

Maria Damaceno, avó da menina Ana Lívia, que vai fazer dois anos no dia 10 de março, prestigiou a entrega do prédio da nova creche do Jardim Paraíso. “Muito lindo. Estou feliz de ter esse espaço aqui no bairro. Moro aqui na rua da creche que ficou muito boa e confortável. Estou surpresa pela qualidade da creche”, ressaltou a munícipe.

As novas creches vão atender, desde o Berçário (período integral), até o Maternal (período parcial). Hoje são 3.739 crianças em idade de creche, de quatro meses a quatro anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino de Jacareí, que possui atualmente 20 Creches Municipais e 9 Creches Conveniadas,

As aulas nas duas novas creches já iniciam junto com o ano letivo, no dia 15 de fevereiro. Cada creche atenderá 180 crianças. A do bairro Jardim Terras da Conceição fica na Rua Maria Justina de Macedo, 265, e a outra, no Jardim Paraíso, na Rua Arthur Máximo, 75.

A Creche Prof. Oswaldo Piris teve um investimento de R$ 5.374.329,96. Já na Creche Profa. Sueli Montenegro Ahmed, o investimento de R$ 4.668.040,40. Todas as escolas seguem o padrão tipo II do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE), com uma estrutura física, cada uma, com 14 salas de aula, além de berçário, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaço administrativo, lavanderia, área verde, enfermaria, pátio, refeitório, banheiro acessível, e espaço de recreação.

Legenda: As duas creches atenderão até 360 crianças, neste início do ano letivo