Prefeitura encerra Curso de Jardinagem no Viveiro com plantio de ipê

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, fará no próximo dia 16, às 8h, a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Capacitação Profissional em Jardinagem e Paisagismo do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), para 25 formandos. Na programação do evento, os alunos farão um plantio de um ipê amarelo Tabebuia Chrysotricha, e em seguida participarão de uma confraternização.

O curso de Jardinagem começou dia 5 de agosto e teve a duração de 16 sábados com aulas das 8 às 12 horas, com carga horária de 60 horas/aula.  As teóricas foram ministradas no auditório do NEA e as práticas nas áreas do Viveiro Municipal “Seu Moura” ou em outros locais. Os alunos executaram o projeto prático no jardim do NEA, na entrada do Viveiro.

Segundo a diretora, “o objetivo geral foi sensibilizar os alunos para os cuidados com a natureza e preservação de recursos naturais, trabalhando a educação ambiental através da jardinagem e do paisagismo, e ainda criar possibilidade de geração de renda para as pessoas interessadas neste tipo de prestação de serviços”.

A diretora explicou que o curso tem também a proposta de oferecer aulas teóricas e práticas para aprendizado de implantação, manutenção e revitalização de jardins, hortas e pomares domésticos, qualificando a formação para inserção do grupo no mercado de trabalho.

Os alunos tiveram que frequentar 75% das aulas teóricas, práticas e visitas. As teóricas foram sobre aprendizado de implantação, manutenção e revitalização de jardins, hortas e pomares domésticos, qualificando a formação para inserção do grupo no mercado de trabalho.

O curso apresentou os conceitos básicos de sustentabilidade e visão socioambiental, as noções de paisagismo, interpretação e desenvolvimento de projeto básico de paisagismo, desenvolveu a capacidade de análise, diálogo, reflexão e elaboração contínua e criou uma consciência de sustentabilidade para a conquista de qualidade de vida individual e coletiva.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Divulgação)