Prefeitura e grupos sociais planejam ações para moradores de rua

A Secretaria de AssIMG_3755 reu3_400istência Social realizou, na tarde desta terça-feira (26), um encontro com representantes de igrejas, entidades e movimentos sociais. O objetivo do encontro é aprimorar o atendimento às pessoas em situação de rua em Jacareí.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Hamilton Ribeiro Mota e a secretária de Assistencial Social, Vera Lúcia Varela Monteiro Lino. A ideia é de realizar ações junto à comunidade para alcançar resultados mais eficientes na luta contra a desigualdade. “Estamos diante de um problema social e humanitário muito difícil de lidar. Precisamos mudar o foco de algumas ações que, em vez de atrair o morador de rua para os equipamentos públicos, estão intensificando a sua vontade de permanecer nas ruas”, disse o prefeito.

A secretária Vera Lino explicou que os equipamentos públicos promovem serviços, programas e projetos para este público, com o objetivo principal de propor melhores condições de vida a essas pessoas. “Não trabalhamos apenas com o acolhimento do morador de rua, oferecemos apoio para que eles passem por um processo de transformação social e reconstrua a sua vida”.

O pastor Luiz Waldir Carneiro Vieira, da igreja Comunidade Cristã Missionária, reconheceu que muitos dos moradores de rua já estão acostumados com o tratamento que vêm recebendo. Ele cita como exemplo a distribuição de alimentos, que é feita todos os dias por alguns grupos. Para ele, isso realmente influência na decisão de sair das ruas. “Por um lado estamos sendo solidários e fazemos isso por amor, é um trabalho voluntário. Mas, realmente isso não é o suficiente para amenizar ou resolver o problema”.
Em acordo com a proposta da administração municipal, os presentes decidiram criar um grupo para discutir medidas que possam formalizar um projeto de ressocialização dos moradores de rua, que beneficie também toda a população.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)