Prefeitura e Fatec firmam parceria para revisão do Plano Diretor

Estudantes serão responsáveis por sistematizar as informações coletadas nas ‘Leituras Comunitárias’

A Prefeitura de Jacareí e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec Jacareí) firmaram parceria para a revisão do Plano Diretor. Durante as ‘Leituras Comunitárias’, que se iniciam nesta terça-feira (15), com a coleta das informações junto à população sobre problemas e potencialidades dos bairros e de toda a cidade, estudantes da faculdade serão responsáveis pelo tratamento e sistematização dos dados que serão levantados.

O trabalho será supervisionado pela equipe de professores de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), responsável pela metodologia de coleta de informações com as pessoas, por meio das ‘Leituras Comunitárias’. O objetivo é sistematizar as informações para a construção de um diagnóstico social da cidade, que será utilizado para complementar o diagnóstico técnico de Jacareí, já realizado pela equipe da Prefeitura.

“Todo o trabalho seguirá as orientações propostas pela Univap, de modo que a interpretação dos dados siga a metodologia definida pelos professores”, ressalta o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, que também é coordenador do Conselho Gestor, grupo composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil responsável pela coordenação da revisão do Plano Diretor.

Leituras Comunitárias

Na segunda-feira (14), servidores passaram por treinamento sobre os procedimentos que serão adotados para as ‘Leituras Comunitárias’. O objetivo foi capacitar as equipes de apoio para atuação junto à população, em conformidade com a metodologia desenvolvida pela Univap para essa etapa da revisão do Plano Diretor.

Confira as etapas do Plano Diretor

As primeiras ‘Leituras Comunitárias’ acontecem nesta terça-feira (15), às 19h, no EducaMais São João, no bairro São João. Qualquer pessoa pode participar. O uso de máscara é obrigatório, seguindo os protocolos de saúde contra a COVID-19.

A próxima leitura acontece nesta quarta-feira (16), às 19h, no bairro Bandeira Branca I, na EMEF Aluízio do Amaral Campos, na Rua Osvaldo Tursi, 955. Na quinta (17), também às 19h, será a vez do bairro Santo Antônio da Boa Vista, na EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, na Rua Rômulo Rossi, 679.

Confira o calendário completo de Leituras Comunitárias

Legenda: Na segunda-feira (14), servidores passaram por treinamento sobre os procedimentos que serão adotados para as Leituras Comunitárias