Prefeitura de Jacareí tem unidade específica para atendimento de pessoas com sintomas de gripe

Local fica aberto 24 horas por dia. Atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal aumentou nas últimas duas semanas na cidade

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o atendimento de pessoas com sintomas de síndrome gripal na ‘Unidade de Apoio Covid-19’, localizada ao lado da Santa Casa, na Rua Antônio Afonso, 187, Centro.

A cidade registrou um aumento expressivo no número de pacientes com sintomas de gripe procurando por atendimento nas Unidades de Saúde entre os dias 13 e 29 de dezembro.

“A alta procura é reflexo do que está acontecendo em todo o estado, um surto do vírus da Influenza H3N2. A Secretaria de Saúde tomou todas as medidas possíveis para atender a população, inclusive dobrou o número de médicos e enfermeiros no atendimento às pessoas com sintomas de gripe. Em duas semanas, o número de pacientes procurando atendimento com sintomas de síndrome gripal passou de uma média diária de 80 pessoas, para 560. Os casos registrados no município não são graves, mas o número de pessoas procurando atendimento é grande, devido aos sintomas serem semelhantes ao da Covid-19”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

A recomendação é para que toda pessoa com sintomas de síndrome gripal procure a ‘Unidade de Apoio Covid-19’ para receber o atendimento adequado. A unidade funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Dados

Somente na última quarta-feira (29), 560 pessoas procuraram a ‘Unidade de Apoio Covid-19’ com sintomas de gripe. Destes, apenas 16 testaram positivo para Covid-19, o que representa 2,8% dos pacientes. Os demais casos são considerados Influenza.

Influenza

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas de saliva liberadas no ar. Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia.

A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização correta das mãos.

Vacina contra Influenza

A atual vacina contra a Influenza não protege completamente contra a variante H3N2, mas é importante que toda a população seja imunizada. A Campanha Vacinação contra a Influenza (H1N1) foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade em Jacareí. Para mais informações, clique aqui.