Prefeitura de Jacareí relança livro sobre o abolicionismo no município

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Especial de Comunicação e Direitos Humanos, realiza no sábado (18), o relançamento do livro “O Abolicionismo”, de Antonio Gomes de Azevedo Sampaio, importante incentivador do movimento antiescravagista no município. O evento acontece às 9h, no Auditório do Paço Municipal, localizado na praça dos Três Poderes, nº 73.

Esta é a terceira edição do livro que, originalmente, foi lançado em 1890 e relançado pelo historiador e ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni. A iniciativa destaca a importância da data de 18 de março, pois neste mesmo dia, em 1888, Jacareí entrou para a história, com a libertação dos últimos escravizados da cidade, antes da Lei Áurea, sob a liderança de Azevedo Sampaio.

Para a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias dos Santos, com o relançamento, “temos como premissa trabalhar a Política Pública de Igualdade Racial, e quando trazemos a todos a história contada no processo de abolição em Jacareí, temos a oportunidade de revisitar o passado e entender que somente juntos, poderemos acabar com o racismo no Brasil”.

Legenda: Livro “O Abolicionismo”