
Em andamento às ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Jacareí, a Secretaria de Infraestrutura recolheu, na tarde desta segunda-feira (24), 82 pneus que haviam sido descartados em terrenos da cidade.
Desse total, 46 estavam em um terreno na Avenida Olinda Mercadante, próximo à região do Jardim Paraíso, e outros 36 tinham sido descartados em uma área verde particular, no Jardim Elza Maria.
Riscos
Qualquer lixo descartado de forma incorreta ou jogado em terrenos pode servir como possível criadouro do mosquito Aedes aegypti, como latas, pneus, potes, vasos de plantas, garrafas, entre outros.

O descarte irregular de lixo prejudica o meio ambiente e é crime ambiental, sujeito à multa ou detenção. Para inibir essas ocorrências, o setor de Fiscalização de Posturas tem atuado em força-tarefa, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de reduzir os danos que possam ser gerados por terrenos que representem risco à saúde pública.
Cata-treco
Além destas ações, a Prefeitura realiza de segunda a sábado o serviço de cata-treco, recolhendo itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos, papelão, vidro e metais em geral. Clique e confira o calendário desta semana.
Já os resíduos de construção devem ser levados diretamente a um dos dez LEVs (Locais de Entrega Voluntária) da cidade, respeitando o limite de um metro cúbico por viagem. Clique aqui e confira o endereço e horário de funcionamento dos LEVs de Jacareí.