Prefeitura de Jacareí recebe importante prêmio do Governo do Estado por redução da mortalidade infantil e materna

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, na terça-feira (22), um importante prêmio do Governo do Estado de São Paulo por reduzir os índices de mortalidade infantil e materna na cidade. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador João Doria, do vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, e do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A premiação, denominada ‘Cases Inovadores’, faz parte do programa Parcerias Municipais, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. O programa tem como objetivo incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico.

A secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena, representou Jacareí no evento e recebeu a premiação em nome da cidade. “Este prêmio é fruto do trabalho impecável da nossa Diretoria de Atenção Básica, juntamente com o apoio do Hospital São Francisco. É o resultado de um trabalho sério que Jacareí realiza com nossas gestantes e recém-nascidos”, explica.

A cidade recebeu um cheque no valor de R$ 500 mil como prêmio, que será repassado à Prefeitura por meio de um convênio, para investimentos na área da Saúde do município.

Projeto Alta Responsável

O projeto ‘Alta Responsável’ teve início em 2017, em parceria com o Hospital São Francisco de Assis, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento médico das gestantes de alto risco e seus bebês, até um ano de idade, garantindo a continuidade do cuidado pela Rede de Atenção à Saúde.

As gestantes acompanhadas, consideradas de alto risco, apresentam HIV, sífilis, uso de substâncias psicoativas, hipertensão, diabetes, malformação fetal ou COVID-19. O projeto acompanha, atualmente, 155 mulheres e seus bebês em Jacareí.

O índice de mortalidade infantil é definido levando-se em consideração o número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Em 2017, o índice de mortalidade infantil e materna em Jacareí era de 11,42. Em 2020, o índice caiu para 9,78.