Prefeitura de Jacareí recebe estudo oficial do Plano Municipal da Mata Atlântica, que já é Lei e está em execução. Veja detalhes.

A Prefeitura de Jacareí recebeu nesta quinta-feira (16) um livro impresso com o detalhamento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O material foi elaborado pelo Instituto Suinã, que foi contratado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose, parceiras no projeto “Plano da Mata”, que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica. Em Jacareí, o PMMA é lei municipal e o gerenciamento da aplicação das ações previstas é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí (SMAZU).

Ao todo, são quase 150 páginas com diversas informações, gráficos e mapas de todo o processo. O livro está disponível tanto na Prefeitura Municipal quanto na SMAZU para consulta pública. Ainda assim, para ampliar o alcance, clicando aqui é possível acessar a versão online do estudo.

“A entrega desses exemplares concretiza toda uma gama de ações e reforça o olhar comprometido que Jacareí vem tendo com os recursos naturais e com o bem-estar da população” disse Fernanda Scalambrino, diretora institucional do Instituto Suinã.

Dentre muitos destaques contidos no PMMA, a cobertura vegetal em Jacareí é o principal fim. Além disso, destacam-se as metas propostas para os próximos anos, incluindo atingir 10 objetivos, 13 estratégias e 44 ações. A maior parte das medidas relaciona mais de uma secretaria municipal e, muitas delas, envolvem a união de poder público e sociedade civil.

“Todo o PMMA foi feito com muita clareza, com apoio e participação popular. A restauração florestal chama atenção, mas todos os pontos contidos são possíveis e alcançáveis. Ter um material de consulta rápida aumenta a transparência e a certeza do que vem sendo feito”, encerra Denise Cubas de Morais Prado, diretora de Meio Ambiente de Jacareí.

Legenda: Prefeitura de Jacareí recebe estudo oficial do Plano Municipal da Mata Atlântica