Prefeitura de Jacareí recebe certificado do Sebrae pelos programas ‘Gestoras da Moda’ e ‘Aqua Empreendedores’

A Prefeitura de Jacareí recebeu, na última semana, um certificado do Sebrae SP pela realização dos programas Gestoras da Moda e Aqua Empreendedores. A premiação é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

A cerimônia da ‘XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor “Mario Covas”’ foi realizada na quinta-feira (9), em São Paulo, e premiou os melhores programas do Estado. Com isso, o ‘Gestoras da Moda’ foi certificado na categoria marketing territorial e setores econômicos, enquanto o ‘Aqua Empreendedores’ foi qualificado na categoria inovação e sustentabilidade.

Gestoras da Moda

Realizado pela primeira vez em 2019, para atender a demanda de mão de obra do mercado e gerar mais profissionais qualificados, o ‘Gestoras da Moda’ foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de incentivar a inclusão de gênero e o desenvolvimento das mulheres, resultando na independência financeira e empoderamento de mulheres de baixa renda.

Além disso, o programa visa tornar Jacareí um polo de Moda de referência no Estado de São Paulo, fomentando a economia local e regional. São oferecidas aulas sobre cadeias produtivas, controles financeiros, produtividade, vendas, divulgação, precificação, contratação de funcionários, entre outras.

Aqua Empreendedores

O programa é realizado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) desde dezembro de 2021, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, além da sociedade civil.

A proposta é capacitar cidadãos que tenham interesse em empreender no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, para reduzir o desperdício de água potável, evitar a contaminação do lençol freático, e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego e renda.

Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estabelecidos pela ONU, e elevar os indicadores do município de Jacareí, o ‘Aqua Empreendedores’ busca reduzir, no mínimo, 10% dos processos de consumo em 2022. Dessa forma, a cada 10 carros lavados na cidade, serão poupados cerca de quatro mil litros de água potável.

Legenda: Prefeitura de Jacareí recebeu certificado em evento realizado pelo Sebrae, na última semana