Prefeitura de Jacareí realiza “Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2023”

A “Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2023” será realizada pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, a partir da próxima segunda-feira (22), no Complexo Educacional Paulo Freire, para todos os professores.

A cerimônia de abertura, no dia 22, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, acontecerá em três períodos, manhã, tarde e noite, com a seguinte programação: Apresentação da Equipe do Lec@ ((Laboratório de Educação Criativa), Orquestra de Papel com aplicativo Chrome Music Lab, Dinâmica com Óculos de realidade virtual, Painel com Colaborativa/Entrega dos pins Google Trainner, Mão na massa com Pixel Arte e Batata quente/Sorteio.

Já as oficinas, nos dias 23 e 24, acontecem nas salas de Hora Atividade, nos horários manhã e tarde, com os temas: “Fazendo arte com Pixel”, “Mensagem Secreta – Números Binários”, “Cultura Maker +ODS”, e “Brincar e programar”. A equipe gestora da Secretaria de Educação pede que os professores façam suas inscrições para as oficinas pelo link https://educajacarei.com.br/rectec-2023/, a partir do dia 22. Antes desta data, o link não estará disponível.

A Oficina do dia 23, “Fazendo arte com Pixel”, envolve a criação de imagens ou animações usando uma técnica conhecida como pixelização. Segundo os organizadores, pixel arte é um estilo de arte digital em que as imagens são criadas pixel a pixel, geralmente em uma grade ou tela.

A Oficina “Mensagem Secreta – Números Binários”, propõe a exploração da representação de número na base binária, de forma acessível a estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de situações instigantes e curiosas, relacionando elementos de Matemática Computação.

Já a Oficina do dia 24, “Cultura Maker +ODS – Espaço maker”, utiliza materiais recicláveis para construção de um robô que muda de sentimento, proporcionando uma experiência divertida, educativa e consciente do meio ambiente.

A Oficina “Brincar e programar – Espaço de Formação”, destaca a lógica de programação, em uma atividade desplugada. É uma atividade lúdica para crianças a partir de 4 anos de idade, utilizando materiais básicos reciclados, promovendo habilidades como noções de espaço, lateralidade, construções de narrativas e pensamento lógico matemático.

Desde 2020

A Semana RecTec acontece desde 2020. São três dias de atividades tecnológicas, com a intenção de preparar os professores para as inovações trazidas pelo Lec@ (Laboratório de Educação Criativa), e levadas para a escola.

Legenda: Professores da rede municipal participam da Semana RecTec do ano passado, em Jacareí