Prefeitura de Jacareí realiza monitoramento para melhorar a fluidez no trânsito

Equipamentos estão distribuídos em 13 pontos diferentes da cidade

Com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito da cidade, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está utilizando dispositivos móveis para realizar a medição volumétrica de veículos e diagnóstico de engenharia de tráfego para cada ponto de conflito de trânsito da cidade.

A contagem volumétrica é a coleta do fluxo e dos tipos de veículos que trafegam em locais e horários determinados. Em Jacareí os equipamentos estão distribuídos em 13 pontos diferentes e as informações coletadas serão de grande importância para o planejamento do tráfego urbano.

O sensoriamento serve como base para os projetos de Engenharia de Tráfego que irão solucionar os problemas de fluidez do trânsito local, definindo inclusive a programação do tempo semafórico específico para cada horário e local. O equipamento foi usado pela primeira vez em Jacareí na rotatória do Parque Califórnia, que após mais de uma década de reivindicação dos moradores, a rotatória passou pela semaforização e obras de reformulação em toda sua extensão.

Ao todo, foram instalados na região da rotatória, oito pontos de semáforos com 11 programações diferentes que se alternam de acordo com os períodos do dia. Além disso, foi realizado o alargamento das vias, novas calçadas e um aumento na sinalização beneficiando cerca de 77 mil motoristas que circulam na região por dia.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes “agora que atingimos a meta da segurança no trânsito, focaremos nossos esforços na fluidez dos veículos. Com tecnologia de ponta é possível resolver estes problemas de forma precisa. Nosso trabalho na rotatória do Parque Califórnia provou isso, e desta forma atuaremos nos outros pontos de conflito da cidade”.

Com esse estudo a Secretaria de Mobilidade Urbana irá aplicar medidas para melhorar a mobilidade no município, proporcionando fluidez segura para mais de 152 mil motoristas que transitam diariamente em Jacareí, frisando que as câmeras de sensoriamento de tráfego não são destinadas a registrar infrações eventualmente cometidas pelos motoristas.

(Subsecretaria de Comunicação/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)