Mutirão fortalece prevenção de doenças, diagnóstico precoce e reforça ações de promoção à saúde no município

No último sábado (18), a Prefeitura de Jacareí promoveu o ‘Dia D de Saúde da Mulher e Multivacinação’, com 2.119 procedimentos realizados em cinco unidades de saúde do município. A ação integrou a Campanha Outubro Rosa e a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na prevenção, conscientização e cuidado com a saúde da população.
A moradora Daniela Cristina de Queiroz foi até a Unidade Central acompanhada do esposo Francisco Celestino e da filha Maria Victoria, e reforçou a importância de se cuidar.
“Eu vim com a minha família pra gente tomar vacina, porque a gente sabe da importância desse dia, da vacinação, então a gente chama a todos pra essa campanha, é muito importante”, reforçou Daniela.
Cuidados para a saúde da mulher

As mulheres participaram de um circuito de atendimentos voltados à prevenção e detecção precoce de doenças como o câncer de mama e do colo do útero. Durante a ação, foram realizadas:
- 465 coletas de exames preventivos (citopatológicos);
- 377 solicitações de mamografias;
- 633 doses de vacinas aplicadas e;
- 1.021 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, destacou a importância da mobilização coletiva para garantir o cuidado integral às mulheres.
“Esse ‘Dia D’ mostrou, mais uma vez, o compromisso da nossa rede de saúde com a prevenção. Cada exame coletado, cada vacina aplicada e orientação dada representa uma oportunidade de salvar vidas. Seguiremos fortalecendo essas ações para que mais mulheres tenham acesso a cuidados com qualidade e acolhimento”, afirmou.
Campanhas continuam
As ações do Outubro Rosa e da Multivacinação continuam em todas as unidades de saúde do município. Aqueles que não puderam participar do ‘Dia D’ podem procurar a unidade de referência para atualizar a caderneta de vacinação, realizar exames preventivos e receber orientações de saúde.
