Prefeitura de Jacareí realiza lançamento da Campanha “Nossa Escola, Nossa Casa” para preservação do patrimônio

A Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira (27), a Campanha “Nossa Escola, Nossa Casa”, na EMEF Professora Maria Luiza de Souza Vasques, no bairro Rio Comprido. O objetivo da ação é construir e ampliar com a comunidade, uma consciência de cidadania e pertencimento, para a preservação do patrimônio por todos, pela escola, pela comunidade escolar em geral, pelos pais, pelo bairro, e pelas empresas da região.

A Campanha também será realizada com atividades pedagógicas para as crianças, envolvendo os pais e a comunidade, “para dar pertencimento de que a escola é nossa”, disse Maria Thereza Cyrino, secretária de Educação. Ela continua: “Na verdade, a escola é uma extensão da nossa casa, na construção e no desenvolvimento de valores humanos, para formar o cidadão do amanhã”.

Para Maria Thereza, é um trabalho família-escola. “Nossa Escola, nossa Casa tem por meta aumentar esses vínculos, essa consciência e essa construção da cidadania”, ressaltou. Segundo a secretária, a abertura da campanha foi no Rio Comprido, na EMEI e na EMEF do bairro, “mas todas as escolas da rede municipal já começaram a construir seus projetos, e vão desenvolver em suas comunidades e nas suas regiões, este pertencimento, essa consciência com relação à importância da preservação do patrimônio”

“Todos ganham, as crianças aprendem, e a comunidade e os pais se sentem mais seguros, porque estão cuidando do espaço. A comunidade escolar, os gestores escolares, os professores e funcionários, criam esses laços mais estreitos que fortalecem a comunidade como um todo. A cidade é nossa, a cidade é do povo”, completou.

Abertura

Participaram do lançamento da campanha, as professoras Simone Martins e Camila Salgado representando as escolas do Rio Comprido. Elas salientaram o respeito que todos devem ter pela escola. Logo após, houve a apresentação de dois poemas pela aluna Maria Luiza, do 5º ano, intitulados “Segurança é Essencial” e “Meu coração quer viver em paz”, sobre a importância da escola na vida dos alunos. Teve também a apresentação cultural das crianças da EMEI Rio Comprido, com uma música sobre o tema.

Prestigiaram também o evento, as autoridades municipais e vereadores. O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, destacou a parceria com a Secretaria de Educação. “A Campanha é uma ação conjunta, porque a escola faz parte da nossa casa”, falou.

Legenda: Campanha “Nossa Escola, Nossa Casa” começa pela EMEF Maria Luiza Vasques, no bairro Rio Comprido