Estudantes participam de atividades sobre a importância da higiene bucal, da adesão às campanhas de vacinação, entre outros temas relacionados à saúde

A Prefeitura de Jacareí está promovendo a décima edição do programa ‘Saúde Nota 10’, uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do município. A expectativa para este ano é de que mais de 2.400 crianças participem do programa, que é realizado no Complexo Educacional Paulo Freire.

Durante os meses de abril, maio e junho, o programa atenderá estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, entre 6 e 7 anos, de todas as regiões da cidade. Com foco na prevenção, o ‘Saúde Nota 10’ oferece diversas estações de avaliação e orientação, para verificação de distúrbios de fala e alterações auditivas, identificação de doenças dermatológicas, teste de acuidade visual, avaliação odontológica e orientações de higiene bucal, avaliação antropométrica, informações educativas sobre alimentação saudável para prevenção à obesidade, leitura da carteira de vacinação e tratamento para verminose.

Agindo na ‘Base’

“Este é um programa importantíssimo do município e que está chegando à sua décima edição. Nosso foco com ele é a prevenção à saúde voltada para as crianças, por isso a união das secretarias de Saúde e Educação. Problemas com a saúde na infância podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento no decorrer da vida, por isso a importância do ‘Saúde Nota 10’. É muito gratificante ver o programa cada dia mais forte na cidade e nossas crianças cada dia mais bem cuidadas”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Todas as atividades do ‘Saúde Nota 10’ são realizadas de maneira lúdica, por meio de brincadeiras, espetáculos com palhaços e monitores. Ao final, as crianças recebem um lanche especial.

Equipe Especializada

O trabalho é realizado por equipes compostas por profissionais das Secretarias de Saúde, de Educação e de Esportes & Recreação. Além disso, em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), também participam da ação médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos e educadores físicos.

Legenda: Prefeitura de Jacareí realiza décima edição do programa ‘Saúde Nota 10’, com participação de mais de 2.400 crianças