Prefeitura de Jacareí realiza ação conjunta contra a dengue na região do bairro Cidade Salvador

Entre as atividades estão vistoria nas residências, operação cata-treco e nebulização em situações pontuais

Nesta semana, a Prefeitura de Jacareí intensifica as ações de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti na região do bairro Cidade Salvador. A ação conjunta, realizada entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, é motivada pelo crescimento do número casos de dengue nesta área do município. Outras secretarias também dão apoio à iniciativa.

No local estão sendo realizados serviços de vistoria nas residências, operação cata-treco e nebulização (nas proximidades dos locais onde há casos confirmados).

Vistoria nas residências

Também chamada de vistoria porta-a-porta, é realizada por agentes de combate a endemias, que visitam as residências em busca de possíveis focos da dengue. A equipe também realiza a orientação aos moradores para que, com atitudes simples, não permitam a proliferação do mosquito. Os agentes estão com coletes e crachás de identificação, portanto é de extrema relevância que o munícipe permita o acesso desses profissionais.

Operação cata-treco

O cata-treco acontecerá na quarta (21) e quinta-feira (22), nos bairros Cidade Salvador, Santa Marina, Pitoresco e Jardim Real, e recolherá móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos em geral como garrafas e brinquedos, papelão, vidro e metais em geral. A operação também evita que terrenos baldios, praças, rios e calçadas virem pontos de descarte irregular e a criação de ponto viciado de disposição irregular de resíduo.

Para utilizar o serviço, que é gratuito, basta o morador dispor os itens que deseja descartar em frente à residência, entre 7h e 9h, e aguardar a passagem do caminhão. É importante que os materiais sejam colocados de forma a não atrapalhar os pedestres e o trânsito até o caminhão passar.

Ao mesmo tempo, estarão sendo realizados os serviços de limpeza e varrição nas vias.

Nebulização

Trata-se de uma ação promovida pontualmente, nas imediações dos locais onde são registrados casos confirmados da doença. Para a realização desta atividade, é necessário que o agente adentre aos quintais, varandas e corredores das residências. Os profissionais utilizam vestimentas e equipamentos próprios para este tipo de atuação.

Legenda: Prefeitura vem reforçando as ações realizadas contra a dengue