Prefeitura de Jacareí reabre Estádio Municipal no domingo (3) com semifinal do ‘Jacarezão’

Um dos maiores espaços esportivos de Jacareí, o Poliesportivo Municipal “Du Cambusano”, que reúne o estádio de futebol e a pista de atletismo, será reaberto no próximo domingo (3), após ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

Para a reabertura está programada a semifinal do Jacarezão, tradicional campeonato da cidade, com os seguintes jogos: CECAP X Guerreiros, às 8h, e PSA X Real, às 10h.

O poliesportivo passou por melhorias em toda a estrutura, arquibancadas, banheiros e vestiários, instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura geral. O campo de futebol recebeu poda no gramado e reparos no sistema de drenagem. O custo da revitalização é de R$ 120 mil.

Na opinião do secretário de Esportes e Recreação, Dorival Leal Moreira, a reabertura do estádio representa uma grande vitória para a cidade. “Durante muitos anos, o estádio ficou parado e passou por período de permissão de uso, sendo que foi devolvido em 2011 para a Prefeitura. Iniciamos o processo de revitalização, mas veio a pandemia e acabou atrasando. Em 2022, conseguimos retomar os trabalhos. E agora estamos entregando o poliesportivo totalmente revitalizado, inclusive com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) liberado”, relata o secretário.

Já a pista de atletismo, que funciona no entorno do campo do Poliesportivo Municipal, ainda deve receber mais melhorias, como a troca do revestimento para deixá-la mais plana e segura para os treinos das equipes da Escolinha de Atletismo e das que representam a cidade em competições oficiais.

Campeonatos

O estádio de futebol será destinado somente para campeonatos oficiais. Segundo a Secretaria de Esportes e Recreação, a medida visa preservar o gramado, cuja manutenção exige cuidados constantes, assim como todo o Estádio, para que a população possa ter um local seguro e apropriado para competições de futebol e atletismo em nível municipal, regional e estadual.

O presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador de Jacareí, Marcos Rogério Batista, ressalta a importância da reabertura do estádio. “É um equipamento esportivo necessário para utilização do futebol amador, em todas as categorias, que sofre uma carência de campos. Devido ao desenvolvimento, ao progresso da cidade, muitos campos deixaram de existir. Antes tínhamos os campos das ADCs das empresas, mas com o passar dos anos essa realidade foi sendo modificada. Diante dessa realidade a reabertura do estádio municipal vem em boa hora, principalmente nas fases de semifinal e final desse tradicional torneio que é o Jacarezão”.

Batista destaca que o estádio também é importante para as competições intermunicipais e estaduais. “Sem o estádio os times ficam limitados para as competições fora do município, sendo que as constantes viagens também encarecem as despesas dos times”.

Ele enfatiza ainda que o futebol também impulsiona a economia, já que fortalece o comercio no entorno do estádio, além de contribuir com a socialização das pessoas. “O futebol é feito de técnica e habilidade, mas também de cultura e muita magia, uma ferramenta de inclusão e transformação social”.

Dimensões

O Poliesportivo Municipal ‘Du Cambusano’ está localizado no bairro Vila Branca, região leste de Jacareí. Possui uma área total de 28.320 m2, que abrange o campo de futebol, arquibancadas, banheiros, vestiários e a pista de atletismo. As medidas do campo de futebol são 77×110 metros. Já a pista de atletismo tem dimensões de 400 metros, sendo 07 raias de 1,25m. A capacidade de público do Poliesportivo é de 3.814 pessoas.

Patronos

O Poliesportivo Municipal “Du Cambusano” inclui o estádio de futebol e a pista de atletismo. O nome é em homenagem a um jacareiense apaixonado por futebol: João Baptista Cambusano Filho, o ‘Du Cambusano’. Desde pequeno, ‘Du’ gostava de jogar bola, e, ao longo dos anos, começou a treinar em campos de várzea e depois em jogos amadores, contribuindo para a fundação de vários times da cidade, entre eles o Clube Atlético Boa Vontade e o Liberdade Futebol Clube.

Legenda: Poliesportivo “Du Cambusano” que será reaberto no próximo domingo