Prefeitura de Jacareí promulga lei que promove a igualdade de gêneros na Guarda Civil e anuncia sua primeira inspetora

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí anunciou nesta terça-feira (14) o nome da guarda civil Jennifer Augusta Squair como a primeira inspetora a integrar a Corporação, desde a sua criação há 63 anos. A nomeação da GCM será publicada oficialmente no Boletim Oficial do munícipio ainda nesta semana.

A medida contempla o projeto de autoria do executivo, aprovado recentemente pela Câmara Municipal, visando promover a igualdade de gêneros na Guarda Civil. O texto altera a Lei Complementar n° 97, de 29 de novembro de 2017 e dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal, estabelecendo percentual mínimo de 20% para o sexo feminino em todos os níveis de carreira da GCM, inclusive nas carreiras de Subinspetora e de Inspetora da Guarda Civil.

Para o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio, a deliberação é um marco na história da GCM e contempla as iniciativas da atual gestão municipal na construção de uma política pautada nos ideais de igualdade e direitos humanos.

“É uma honra participar deste momento histórico da nossa Guarda Civil Municipal de Jacareí, que abre espaço para que as mulheres possam ocupar funções de inspetoras e subinspetoras. A proposta sempre foi a valorização feminina e o direito da mulher estar em qualquer lugar, exercendo qualquer função na Guarda, com respeito, compromisso e competência, requisitos esses que nossas guardas civis femininas têm de sobra”, ressalta Rafael Julio.

Atualmente o quadro de agentes ativos da Guarda Civil Municipal de Jacareí é composto por 164 homens e 26 mulheres.

Pioneira

Jennifer Augusta Squair Tavares tem 53 anos e ingressou na Guarda Civil de Jacareí em agosto de 2004. Ela expressou sua alegria e disse que era um sonho antigo ver uma mulher integrando os quadros de comando da corporação.

“Venho me empenhando por este dia, desde a promulgação do atual estatuto da GCM de Jacareí em 2017. Estatuto esse que infelizmente não havia contemplado as mulheres, não havendo espaço na evolução de carreira para nós. Como guarda civil, filha, tia, esposa, mãe e avó, sinto-me extremamente feliz e recompensada”.

Squair disse ainda que sua nomeação representa uma importante mudança no Estatuto da GCM e abre as portas para mulheres que já fazem parte da corporação e a outras que virão. “Consolidando enfim o espaço das mulheres na Guarda Civil Municipal de Jacareí. Essa conquista não é somente minha, é de todas”.

Ela agradeceu ainda o prefeito Izaias Santana e o secretário de Segurança, Rafael Julio, que “entenderam a necessidade da adequação da lei e se empenharam para que essa mudança acontecesse”.

Legenda: Inspetora Squair da GCM de Jacareí