Prefeitura de Jacareí leva o projeto “Viagem Segura” para o Shopping Jacareí neste sábado (18)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana leva o projeto “Viagem Segura”, neste sábado (18), ao Jacareí Shopping (Rua Olímpio Catão, nº 500), região central. O evento gratuito acontece das 14h às 18h e tem como objetivo reforçar a importância de um trânsito mais seguro no munícipio.

O projeto é uma parceria entre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado), DER (Departamento de Estrada e Rodagem), Pro Simulador e Prefeitura Municipal de Jacareí.

Serão aplicadas atividades para adultos, jovens e crianças, e entre elas estão o Rodovírtua, um óculos de realidade virtual, que permite vivenciar como seria dirigir sob o efeito de bebida alcoólica e o Simulador de Direção Veicular ProS Auto, utilizado nos
Centros de Formação de Condutores (CFCs), e que possibilidade a simulação em diferentes cenários. E para as crianças serão distribuídos materiais educativos e gibis da Turma da Mônica com o tema de educação no trânsito.

Jacareí reduz 51% dos acidentes com mortes – De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ONU (Organização das Nações Unidas), lançou a campanha de reduzir em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito, em um período de 10 anos. Jacareí, em apenas 10 meses, ultrapassou a meta, reduzindo 51% dos acidentes e mortes no trânsito.
Para que fosse possível alcançar esse objetivo em tão pouco tempo, a pasta realizou diversas ações e concentrou seus esforços na segurança à vida com algumas ações, entre elas, o aumento em 400% em ações educacionais no trânsito; estabeleceu as regras para “Rota de Cargas Pesadas”, a criação do bolsão de segurança para motociclistas; pintura e ampliação da ciclofaixa; implantação de semáforos com temporizador e a volta do estacionamento na rua Barão, com a redução de 88% de acidentes na via devido a diminuição da velocidade máxima.
(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)