
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, foi reconhecida com um selo do programa internacional “Tree Cities of the World”, desenvolvido pela Arbor Day Foundation e pela FAO (Food and Agriculture Organization), da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa reconhece anualmente as cidades comprometidas ao redor do mundo com o manejo sustentável, o plantio e preservação de suas florestas urbanas.
A inscrição foi desenvolvida pela Diretoria de Meio Ambiente e avaliada por técnicos do programa internacional. O selo considera critérios como as responsabilidades e regras adotadas, a existência de inventário de árvores e de orçamento específico para a gestão arbórea. O objetivo da iniciativa é fomentar a arborização urbana, a sustentabilidade e a qualidade de vida, colocando as cidades participantes em uma rede global de liderança ambiental.

Entre os critérios avaliados pelo programa, foi considerado o Plano Municipal de Arborização Urbana aprovado em 2025, as leis ambientais em vigor, a existência de equipe municipal dedicada à Arborização Urbana, além dos plantios em escolas e espaços públicos.
Investimentos
Atualmente, em diversas frentes, o município atua com o objetivo de reforçar o reflorestamento, a arborização urbana, a compensação ambiental e a conscientização da população sobre o tema.
Entre os trabalhos em desenvolvimento, está a implantação do programa “Árvore Ação”. A iniciativa se dedica ao plantio de árvores em calçadas e áreas públicas por meio da mobilização e da educação socioambiental. Por meio dela, em breve, os moradores interessados em plantar na frente de imóvel próprio poderão solicitar gratuitamente o serviço ao município, por exemplo.
