Prefeitura de Jacareí é reconhecida com categoria “ouro” e obtém “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, em Brasília

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, foi reconhecida nesta segunda-feira (23) com a categoria “ouro” da 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do governo federal. A premiação foi realizada durante cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília (DF).

O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas bem-sucedidas de gestão das secretarias de educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias de alfabetização. A certificação considera critérios como gestão e formação e reconhece o papel dos gestores escolares e professores.

No caso de Jacareí, a premiação na categoria “ouro” está vinculada ao atingimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). A secretária municipal de Educação, Ana Cristina Monteiro, celebrou a conquista.

“Estamos muito felizes porque esta certificação reflete o compromisso da nossa equipe com uma educação de qualidade. A alfabetização é a base do desenvolvimento das crianças, e esse processo só é possível graças ao trabalho dos professores, que transformam vidas e garantem oportunidades para aprender, crescer e sonhar”, afirmou a secretária.

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

O selo foi lançado em 2024 e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a garantia da alfabetização das crianças brasileiras.  A promoção de metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA também são reconhecidas. Além disso, há outras finalidades como a sistematização e a disseminação de práticas exitosas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização.