App possui funcionalidades para proporcionar mais autonomia, praticidade e segurança aos passageiros com limitações e baixa visão

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí comunica que está disponível e em operação no transporte público do município o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O app tem como principal objetivo trazer autonomia a quem enxerga a vida de uma forma diferente, garantindo o direito sagrado de ir e vir com segurança.

“O Cittamobi Acessibilidade vem para ampliar nossas ações em busca de um transporte de qualidade, democrático e acessível. É uma iniciativa que vai promover mais independência e facilidade no deslocamento desses usuários que tem os mesmos direitos de frequentar e aproveitar os espaços da cidade, incluindo o transporte público”, destaca Edinho Guedes, Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

As funções do aplicativo são ativadas por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual. O sistema emite alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Também por comando de voz há a possibilidade de programar locais de preferência, como o endereço de casa ou do trabalho, criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet.  Além disso, há as funções de previsão e roteirizador, que traçam a melhor rota entre um ponto a outro da cidade.

A solução foi desenvolvida pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, pessoa cega, que idealizou o aplicativo para solucionar suas dificuldades ao se deslocar no dia a dia. “Trouxe independência para mim e para todos que necessitam. É exercer o direito à cidadania com independência e melhora na qualidade de vida por meio da tecnologia”, explicou.

Além do Transporte Público

Além das funcionalidades voltadas para o uso no transporte público, o aplicativo também possui o modo “andar de carro”, com alertas sobre ruas e cruzamentos, “viagem”, com alerta do momento de embarque e desembarque, e “a pé”, para locomoção em locais abertos e que permitem memorizar obstáculos ao longo do percurso em que a pessoa passa com frequência.

“O aplicativo é sinônimo de inclusão e cidade inteligente. Já estamos fazendo a diferença na vida dos jacareiense, que estão tendo acesso a uma mobilidade urbana acessível, com a melhor experiência de deslocamento”, encerra Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi.

Gratuito

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para o sistema operacional Android clicando aqui. A versão IOS está disponível clicando aqui. O Cittamobbi também pode ser acessado online, sem a necessidade de realizar o download, clicando aqui.

Legenda:  Prefeitura de Jacareí e Cittamobi lançam aplicativo para promover a inclusão de deficientes visuais no transporte público