Prefeitura de Jacareí divulga protocolos de saúde para eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor

Em atendimento ao Plano São Paulo e às orientações das autoridades de saúde, a Prefeitura de Jacareí irá adotar na eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Gestor da revisão do Plano Diretor do Município, no dia 13 de março, das 8h às 17h, rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança de eleitores, fiscais e servidores públicos.

Elaborados pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e pela Comissão Eleitoral Municipal responsável pela organização da votação, os protocolos de saúde têm como objetivo prevenir o contágio do Coronavírus.  A exemplo das eleições municipais do ano passado, todo o processo de votação obedecerá a regras de segurança, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação e de propagação do vírus.

Entre as medidas previstas, está a utilização obrigatória de máscaras por todos os envolvidos, higienização periódica de urnas, canetas e demais materiais utilizados, distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas e a realização da votação em locais amplos e com ventilação natural.

Além disso, a Prefeitura irá disponibilizar um posto de votação em sistema drive thru, no EducaMais Jacareí (Parque dos Sinos), em que o eleitor poderá votar sem precisar sair do carro.

Site da Prefeitura

Os protocolos de saúde e todas as informações sobre a votação estão no site da prefeitura, em: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor/.

Recomendações

O Poder Público Municipal recomenda aos candidatos que realizem campanha eleitoral exclusivamente em ambiente virtual, fornecendo ferramentas para produção de peças, divulgação e realização de debates em sites e redes sociais.

Somente deverão comparecer à votação, pessoas que não estiverem apresentando sintomas gripais, tais como: tosse, coriza, febre, dor de garganta, dentre outros. Deverão permanecer em casa pessoas suspeitas e/ou confirmadas com a Covid-19.

O acesso aos locais de votação deverá ser restrito a pessoas usando máscara de proteção facial adequadamente, cobrindo boca e nariz, sendo proibida a entrada de pessoas sem este item de proteção.

Os locais de votação, onde estarão as urnas, deverão ser abertos e ventilados, preferencialmente estabelecidos nos pátios das escolas relacionadas para a eleição, sendo proibida a ventilação mecânica (ventiladores e aparelhos de ar-condicionado).

Somente será permitido acesso individualizado ao local de votação, devendo os demais eleitores aguardar em área externa, respeitando o distanciamento mínimo de 1,50m entre as pessoas e mediante controle de entrada e saída.

O Poder Público Municipal organizará filas de votação de forma a garantir o distanciamento, com identificação por faixas demarcadas no chão. Serão disponibilizados álcool em gel 70% aos eleitores, bem como orientação para higienização das mãos antes e depois de votar.

Eleição

Todos os trabalhos vêm sendo preparados pela Prefeitura de Jacareí para a retomada do processo de revisão do Plano Diretor da cidade. A eleição dos representantes da sociedade civil organizada, que irão integrar o Conselho Gestor, no dia 13 de março, será em nove postos de votação espalhados pela cidade, além do posto de votação em sistema drive-thru no EducaMais Jacareí.

Legenda: Vista de Jacareí. Eleição será em 10 locais espalhados pela cidade.